Serviço Especializado de Saúde Mental de média-alta complexidade destinado ao cuidado de pessoas adultas com transtornos mentais graves e crônicos. Serviço filantrópico conveniado à Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Atenção Psicossocial.
Tipo de Usuário do Serviço:
Cidadão
Requisitos/ Documentos Necessários:
- Documentos pessoais e cartão SUS
- Não é necessário encaminhamento médico
Principais Etapas do Serviço:
O paciente é acolhido por telefone ou presencialmente por profissional da equipe multiprofissional no mesmo dia em que procura o serviço, após orientado é agendada uma triagem para avaliação de elegibilidade na qual verifica-se se a complexidade do seu caso se ajusta ao perfil do serviço (assistência de média alta complexidade em saúde mental). Sendo admitido, é construído um Projeto Terapêutico Singular, PTS no qual é especificada sua frequência no serviço e áreas de cuidado das quais se beneficiará.
Previsão de Prazo para Atendimento ao Usuário:
Imediato de acordo com a demanda.
O atendimento pode ser agendado presencialmente (acolhimento na hora em que a pessoa procura) ou por telefone.
Previsão de Prazo para Realização dos Serviços:
Não existe espera de atendimento, o paciente é acolhido no mesmo momento em que procura o serviço; tem triagem agendada e se admitido é elaborado Projeto Terapêutico Singular e inicia suas atividades terapêuticas definidas no plano terapêutico.
Custo para o usuário:
Gratuito
Compromisso com o atendimento:
O paciente com quadro grave e crônico em saúde mental encontra no CAPS a oferta de um serviço interdisciplinar psicossocial nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia com dispensação de medicamentos, alimentação, atendimento familiar/Grupo de Família. As atividades terapêuticas são coletivas.
Todos estes serviços são prestados no mesmo local, sem necessidade de encaminhamentos prévios e sem fila de espera, contribuindo para a integralidade do cuidado em saúde mental e reabilitação psicossocial do paciente.
Prioridades de Atendimento:
Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:
- idosos;
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas com crianças de colo;
- portadores de necessidades especiais;
- pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes.
Dúvidas
Secretaria de Saúde
(34) 3322-8647
Rua Capitão Domingos, 418 - Bairro Abadia
De segunda-feira à sexta-feira, das 07:00hs às 17:00hs
Saiba mais...