Comparecer ao Departamento de Gestão Previdenciária e Benefícios: para Simulação de Aposentadoria munido de: - RG e CPF ou CNH, CTPS e CTC do(a) servidor(a).
PASSO 02:
Procurar o Protocolo para abertura do Processo de Aposentadoria munido dos seguintes documentos (original): - Requerimento de Aposentadoria (modelo); - RG e CPF ou CNH do(a) servidor(a); - Comprovante de residência (atualizado); - Certidão de Tempo de Contribuição (se necessário); - Dados Bancários/Cartão (Agência/Operação/Conta); - Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável (conforme o caso); - RG e CPF ou CNH do cônjuge/convivente (conforme o caso); - Instrumento de Procuração (conforme o caso); - Identidade Funcional ou RG e CPF ou CNH do procurador (conforme o caso); - Declaração do ente com informação funcional; - Declaração de benefício (caso o requerente receba aposentadoria / pensão ou outro benefício do INSS ou outro órgão); - Declaração de acúmulo de cargo / benefício (a ser preenchido no IPSERV).
Principais Etapas do Serviço:
- Departamento de Gestão Previdenciária e Benefícios: simulação da aposentadoria;
- Agendamento para abertura do processo;
- Protocolo do IPSERV: abertura do processo;
- Órgão de lotação originário do servidor: levantamento dos dados funcionais;
- Departamento de Gestão Previdenciária e Benefícios: contagem de tempo com base nos dados levantados;
- Assessoria Jurídica: análise e parecer;
- Departamento de Gestão Previdenciária e Benefícios: cálculo do valor do benefício e confecção do Ato de Aposentadoria;
- Presidência: homologação do Ato de Aposentadoria;
- Seção de Recursos Humanos e Folha de Pagamento: cadastramento junto ao Sistema RH e confecção da respectiva Certidão de Aposentadoria;
- Controladoria-Ouvidoria do IPSERV: conferência;
- Seção de Preparação e Análise de Processos: formatação do processo e envio de informações ao TCEMG.
Tempo de espera para atendimento do usuário:
Até 20 minutos.
Previsão de prazo para atendimento do serviço solicitado:
Até 30 dias.
Custo para o usuário:
Gratuito
Compromisso com o atendimento:
- atender com respeito e cortesia o cidadão;
- disponibilizar variados meios de receber as solicitações do cidadão;
- atender as solicitações de maneira célere.
Prioridades de Atendimento:
Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:
- idosos;
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas com crianças de colo;
- portadores de necessidades especiais;
- pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes.
Dúvidas
IPSERV - Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Uberaba
(34) 3318-6900 / 3318-6921
Rua Major Eustáquio Nº 542 - Centro
ipserv@uberaba.mg.gov.br
De segunda-feira à sexta-feira, das 08:00hs às 14:00hs