O Melhor em Casa permite que o paciente receba tratamento em domicílio, mediante critérios. Com equipes compostas por médicos, enfermeiros,
nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e assistentes sociais, o programa visa à desospitalização, ou seja, retirar o paciente do ambiente hospitalar e liberar os leitos. Pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas em sair de casa também podem ser atendidas pelo Melhor em Casa.


Serviços:
Cuidados paliativos, aplicação de medicação, principalmente os antibióticos injetáveis, realização de curativos, acompanhamento de oxigenoterapia domiciliar e fisioterapias diversas, acompanhamento nutricional, atendimento socioassistencial, assistência farmacêutica, além das orientações diversas.


Tipo de Usuário do Serviço:

Encaminhados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Hospital Mário Palmério, Beneficência Portuguesa e Hospital da Criança. O programa também oferece suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no atendimento inicial de pacientes com alta hospitalar e apoio às regiões que não possuem cobertura pela Estratégia de Saúde da Família.


Requisitos/ Documentos Necessários:

O Serviço de Atenção Domiciliar (AD) conta com três níveis de modalidade. Sendo elegíveis os seguintes pacientes:

Pacientes AD 1: Usuários com problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.


Pacientes AD 2: Usuários com afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamento parentais ou de reabilitação; doentes crônico-degenerativos, considerando o grau de comprometimento causado pela doença, que demanda atendimento mínimo semanal. Necessidade de cuidados paliativos com acompanhamento clínico no mínimo semanal, com o fim de controlar a dor e sofrimento do usuário. Prematuridade e baixo peso em bebês com necessidade de ganho ponderal.

Pacientes AD 3: Usuário com qualquer das situações listadas na modalidade AD2, quando necessitar de cuidado multiprofissional mais frequente. Uso de equipamento (s) ou agregação de procedimentos de maior complexidade.

 

Principais Etapas do Serviço:

Após encaminhamento, o usuário é avaliado conforme o Instrumento de Avaliação de Elegibilidade e Complexidade da Atenção Domiciliar. Enquadrado na modalidade de AD, o usuário passa a ser atendido pela equipe multiprofissional do Melhor em Casa.

 

Previsão de Prazo para Início dos Serviços:

Variável: No caso de usuários encaminhados por serviços de urgência, o prazo para análise e acolhimento é de até 48h, já o prazo para usuários encaminhados pela Atenção Primária é de até 3 dias úteis.

 

Previsão de Prazo para Atendimento ao Usuário:

Variável, seguindo as modalidades AD, conforme complexidades e necessidades de cuidado.

Custo para o usuário:

Gratuito.


Compromisso com o atendimento:

O Melhor em Casa desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde, bem como tratamento de doenças e reabilitação em domicílio, com garantia de continuidade dos cuidados, integradas às redes de Atenção à Saúde.

 

Prioridades de Atendimento:

Conforme critérios da Portaria n.º 825, de 25 de abril de 2016, que delimitam as modalidades de AD.


CODIUB
Facilita Tudo
Categorias:
Portais
Utilidades
CODIUB © COPYRIGHT 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB