ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Transferência de cursos do Cesube para a FCETM e a expansão do IF-Triângulo estão entre as medidas anunciadas ontem
Transferência dos cursos do Cesube para a Faculdade de Ciências Econômicas, a expansão do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IF-Triângulo) e a permuta de área do IF - Triângulo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foram acertadas na manhã desta segunda-feira (dia 20) no Gabinete do Prefeito Anderson Adauto.
Depois da transformação da Faculdade de Medicina em Universidade, o Prefeito diz que as decisões de hoje são mais um importante passo para a ampliação de vagas no ensino público superior de Uberaba.
Para o deputado federal Paulo Piau, também presente na reunião, as medidas representam a consolidação do Parque Tecnológico (Univerdecidade), que passa a reunir no mesmo espaço, correntes do conhecimento, da tecnologia e do empreendedorismo.
Durante reunião do diretor geral do Cesube Márcio Mengatti; o vereador Carlos Alberto Godoy; o procurador geral do município Valdir Dias, o assessor de orçamento Mauro Humberto, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) Karim Abud Mauad, foram acertados detalhes de projeto que será encaminhado à Câmara Municipal transferindo a Mantença do Cesube para a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. (FCETM).
A matéria será motivo de convocação do Legislativo Municipal para uma reunião extra na próxima quinta-feira.
Anderson Adauto explicou que a questão do Cesube foi discutida em níveis de Ministério da Educação, com o Instituto Federal de Educação do Triângulo, com o colegiado do Cesube e mais recentemente com a Aciu.
Desta forma ficou concluído que a melhor solução realmente é a transferência de mantença para a FCETM, que dará continuidade aos cursos e oferecerá vestibular para o preenchimento de vagas de todos eles.
Para o vereador Godoy, a medida evita o fechamento do Cesube, matem os cursos, o trabalho dos professores e fortalece as duas instituições de ensino superior. Além disto, ele pontua o fato de desonerar o Poder Público, que poderá investir ainda mais no Ensino Fundamental, que é a obrigação do Município.
O presidente da Aciu, comenta que a entidade tem caráter de desenvolvimento e possui hoje uma das primeiras Universidades Corporativas do país. “Com a medida, a Aciu demonstra que acredita no potencial de Uberaba, no seu crescimento e no fortalecimento dos pólos educacionais”, comenta Karim. Ele informou que todos os cursos passaram a funcionar no campus da FCETM.
Ao mesmo tempo em que a FCETM assume os cursos do Cesube, o prefeito Anderson Adauto destacou o anúncio por parte do Reitor do IF – Triângulo, Ronaldo Ferreira, de antecipação de um ano da expansão da instituição. Já a partir do mês de outubro a Instituto já estará publicando o edital para a criação de novos cursos como os de Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia Química e dos Cursos a Distância de Programas e Projetos Sociais e Gestão Ambiental.
O IF – Triângulo, que é o antigo Ifet, também estará instalando novos laboratórios e promovendo novas contratações de professores e técnicos administrativos por meio de antecipação orçamentária já autorizada pelo Governo Federal.
O prefeito Anderson disse que pretende manter entendimentos com o IF – Triângulo para o desenvolvimento de ações conjuntas com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) no campo de formação de mão-de-obra.
Outra solução viabilizada na reunião desta segunda-feira foi a permuta de área do IF - Triângulo na avenida Edilson Lamartine Mendes com a ABCZ. Conforme acordo a ser formalizado, a ABCZ assume a área do IF – Triângulo e pagará, conforme avaliação da Caixa Econômica Federal, por meio de obras no novo campus do Instituto a ser construído em área do Parque Tecnológico.
O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, comenta que a medida vai permitir à ABCZ ampliar o parque Fernando Costa e dará oportunidade ao IF – Triângulo de contar com novas e modernas instalações em local mais adequado.
O reitor Ronaldo Ferreira também comemora o acerto, ao afirmar que a permuta evitará maiores gastos e permitirá à instituição investir em outras áreas prioritárias sem comprometer a construção do novo campus, o que deve acontecer nos próximos dois anos a dois anos e meio.
O deputado Paulo Piau disse que as medidas anunciadas nesta segunda-feira representam, fundamentalmente, a consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba. “Hoje estão reunidos no mesmo espaço, Embrapa, Epamig, Universidade Federal, Instituto Federal, ABCZ, Girolando, Uniube, que somados à incubadora de empresas reúne conhecimento e empreendedorismo, que são fatores de desenvolvimento”, comenta.
O deputado disse que desconhece um Parque Tecnológico no Brasil que tenha conseguido juntar tantas instituições como está acontecendo em Uberaba. Ele acredita que após consolidado o projeto de Uberaba em nível nacional, ele será reconhecido internacionalmente.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000