ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou nesta quinta-feira (4) capacitação para profissionais de enfermagem sobre a notificação compulsória dos agravos à Saúde do Trabalhador. Além de Uberaba, participaram representantes de Água Comprida, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Conquista, Delta, Sacramento e Veríssimo.
Segundo a gerente do Cerest, Zilma Aparecida Furtado, o objetivo é mostrar aos profissionais a importância de identificar se o paciente tem um problema de saúde relacionado às rotinas de trabalho. “Às vezes, a unidade de saúde recebe casos de LER, dores de coluna ou intoxicação, mas não há especificação de que se trata de doença ocupacional. É importante averiguar o quadro e notificar as ocorrências relacionadas ao trabalho para termos dados epidemiológicos que subsidiem ações efetivas do Cerest e novas políticas públicas de prevenção”, salienta.
De acordo com Zilma, foram discutidos os critérios para notificação de acidentes de trabalho, LER/DORT, pneumoconioses, dermatoses ocupacionais intoxicação exógena, câncer relacionado ao trabalho, perda auditiva induzida por ruído ocupacional e transtornos mentais ligados ao trabalho. Trata-se da segunda capacitação neste sentido para profissionais da rede pública e todos os municípios da microrregião foram convidados.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000