ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Além das atividades de lazer relacionadas com as práticas esportivas e culturais, o Parque das Acácias passou a desenvolver a função de Educação Ambiental. A informação é do coordenador José Carlos de Oliveira, revelando que foi criado o Projeto de Educação Ambiental “Trilha do Quero-quero”.
Dispondo da rica avifauna, ictiofauna e abundância de água como importante recurso natural no Parque das Acácias, o projeto tem como objetivos possibilitar o desenvolvimento humano sustentável dos participantes, formando cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente. Busca ainda ampliar as atividades desenvolvidas no parque, desenvolver nos participantes o espírito de cooperação e estabelecer parcerias com as demais secretarias e entidades interessadas em utilizar o espaço e os recursos oferecidos pela unidade de forma sustentável.
O coordenador explica que, para desenvolver o projeto, o Parque das Acácias, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou parceria com o Projeto “Escola Ecológica em Rede”, da Secretaria de Educação e Cultura. O resultado é a criação de uma sala de educação ambiental, denominada “Escola Ecológica em Rede: Parque das Acácias”, inaugurada no dia 9 de outubro, atendendo neste primeiro momento os agentes ambientais mirins.
A visita de interessados consta de palestra inicial sobre o papel socioambiental do parque e a importância dos recursos hídricos. Em seguida, os participantes realizam pequena caminhada pela unidade, observando a beleza do local, como ocorre a captação da água das chuvas e das nascentes que abastecem os reservatórios. Munidos de livros e catálogo devidamente elaborado, é realizada observação e identificação das aves, bem como a importância das mesmas para o meio ambiente. Especial atenção é dada ao processo de polinização pelos pássaros (ornitofilia).
Para melhor compreender o processo de reprodução das plantas, os alunos observam, com auxílio de lupas, as estruturas e variedades das flores. Todas as atividades são desenvolvidas pelo biólogo do Parque, Paulo César Franco, pela bióloga Cibele Caetano Resende, coordenadora do Projeto Escola Ecológica em Rede e por estagiários.
De acordo com o coordenador José Carlos de Oliveira, a intenção é expandir o projeto para a comunidade em 2012. “Vamos trabalhar com temas específicos a cada dois meses. Para o início de 2012, o tema será vida de inseto”, anunciou ele.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h