ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com a desativação da Pedreira de Léa na segunda-feira (dia 5) e o início da operação de aterro privado, fiscais do Departamento de Posturas da Prefeitura de Uberaba já verificam que áreas públicas e terrenos vagos estão sendo utilizados para descarte de entulhos da construção. Revelação foi feita durante reunião de avaliação, realizada nesta quinta-feira (dia 8) pelo prefeito Anderson Adauto com as Secretarias de Trânsito e Transportes Especiais, Planejamento, Infraestrutura, Procuradoria, Governo e Meio Ambiente e Turismo.
Anderson anunciou que entre as medidas de intensificação da fiscalização pretende se reunir com o coordenador das Promotorias de Meio Ambiente, Carlos Valera, e as promotora de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, Claudine Lara Aurélio Bettarello. O objetivo é discutir o impacto do aumento do preço do serviço de coleta das caçambas e descarte no aterro privado, que subir de R$ 90 para R$ 200 o valor mínimo para 5 m2 de resíduos sólidos.
Na reunião, foi confirmado que o novo aterro recebeu apenas 124 caçambas nos três primeiros dias de funcionamento, enquanto que eram descartadas 200 caçambas ao dia na Pedreira de Léa.
Segundo o chefe do Executivo, esses números mostram que a cidade está sendo suja com entulho por caminhões de aluguel, carroceiros e até mesmo por pessoas que usam carrinho de pedreiro. Segundo AA, seu governo trabalhou durante oito anos para manter a cidade limpa, fazendo mutirões, criando os ecopontos e legislação que puniu infratores. “Não podemos retroceder. Precisamos encontrar uma saída para o problema que voltou a ocorrer”, alertou.
O prefeito teme que a saúde pública possa ser comprometida, principalmente com o início da temporada de chuvas e os focos de dengue se proliferem. “A Prefeitura terá que recolher esses entulhos das ruas, gerando mais despesas para o Poder Público. Mas a gravidade maior está no risco de termos o aumento dos casos de dengue”, observou Anderson, acrescentando que gostaria de entregar a cidade limpa para seu sucessor.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000