ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, LIRAa, no primeiro trimestre de 2009, apresenta queda de 3,7% para 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado em Uberaba. A informação é do diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Cleuber Franco Borges.
Mas, segundo o diretor, o índice, apesar de mais baixo, ainda está acima de 1%, e, portanto, não se pode descuidar. “Os tipos de depósitos que que predominaram foram vasos, plantas e lixos que as pessoas jogam nos terrenos. Então, mais uma vez, pedimos a colaboração da população no combate ao mosquito”, enfatiza.
O LIRAa é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a apuração do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito vetor da dengue, Aedes Aegypti. O levantamento é feito por amostragem, três vezes por ano. “Vale lembrar que o clima influencia na questão do índice de infestação e, em épocas de chuvas alternadas com períodos de sol, o alerta deve ser redobrado. Por isso, temos que trabalhar o ano todo para que no tempo chuvoso, o índice possa ser menor. E a população é a maior aliada que temos nesse combate”, conclui Cleuber.
O Departamento de Controle de Zoonoses possui atendimento diário para denúncias de prováveis criadouros através dos telefones: 3315-4173, 3315-4549 e/ou 3317-4600.
Nesta quarta-feira, dia 18, às 17h, o Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue do Município de Uberaba reúne-se na Casa dos Conselhos para discutir os dados e estratégias de combate ao mosquito transmissor.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000