ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito Paulo Piau anunciou esta nova etapa do gasoduto mineiro, destacando que publicação do edital é o primeiro ato oficial do projeto.
Ao citar ontem (09), que em breve teria novidades sobre o gasoduto, o prefeito Paulo Piau convidou a imprensa hoje (10), para informar sobre a publicação do edital para contratação do projeto técnico do gasoduto Betim – Uberaba, feita no jornal O Tempo, pela Gasmig. Segundo ele, por prudência não fez o anúncio ontem. “Como estas publicações podem ter algum imprevisto, optei por esperar que fosse feita para anunciar. O presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, havia me informado que a publicação poderia ocorrer hoje, o que de fato aconteceu e é com alegria que estamos vendo o primeiro ato oficial deste grande projeto mineiro”, disse Piau.
O prefeito aproveitou a oportunidade para relembrar a história do gasoduto, que é uma luta de 21 anos. Piau também lembrou a luta pela planta de amônia da Petrobras (UFN-V), citando a participação do falecido ex-presidente José Alencar. “Cada etapa que formos vencendo deste projeto temos que comemorar, temos que registrar, porque tudo está interligado. Sai da imprensa de Uberaba para o mundo, o que consolida cada vez mais o projeto. A nossa luta, viagens, mobilização política, e mais a divulgação da imprensa, torna cada vez mais o projeto concreto. Com a chegada do gás muda a configuração industrial de Uberaba”, destacou Piau, lembrando que a data para o gás estar em Uberaba é abril de 2016, e novembro do mesmo ano acontece a inauguração da planta de amônia da Petrobras.
No que tange a busca de novos investimentos para a cidade, visando à chegada do gás, o prefeito Paulo Piau garantiu que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado, continuamente, atendendo empresários que buscam informações, bem como fazendo contatos com empresas que podem utilizar o gás como insumo. “Estamos atentos e trabalhando já em cima desta realidade. Mas não apenas isso. Em reunião com meu secretariado e já deixei claro que toda a prefeitura deve se preparar para este momento. Uberaba irá se transformar e queremos garantir uma boa qualidade de vida para nossa gente. Vamos crescer, desenvolver, mas de forma responsável”, garantiu.
Ao citar o gasoduto e a planta de amônia, Piau também destacou a importância dos projetos para Minas e para o Brasil. Ele explicou que o gás abastecerá a planta de amônia da Petrobrás, que por sua vez, fornecerá amônia para a Vale Fertilizantes que produzirá mais fertilizantes, auxiliando o setor do agronegócio, que o maior PIB do país. Ainda segundo Paulo Piau, os representantes das empresas envolvidas nestes dois projeto ( Gasmig, Cemig, Petrobrás e Gaspetro) tem participado de reuniões contínuas, inclusive para a preparação do Plano de Negócios. Para Piau, em breve novos anúncios serão feitos, visto a mudança de etapas dos projetos.
Publicação - De acordo com a publicação no jornal O Tempo, a Gasmig abre a “Concorrência GCO-0002/14 - Contratação de serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de pré-detalhamento (FEED), estudo ambientais e levantamento cadastral e jurídico da RDGN – Rede de Distribuição de Gás Natural: Linha Tronco Betim-Uberaba. Todos os trabalhos terão constante acompanhamento da equipe técnica da Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG. Entrega e abertura dos documentos de habilitação e proposta: 10 horas do dia 21/02/2014. O Edital estará disponível, mediante pagamento da importância não reembolsável de R$ 10,00 (dez reais), a partir do dia 13/01/2014, na GASMIG, Av. do Contorno, nº 6.594 – 10º andar – Funcionários, Belo Horizonte/MG, no horário das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas”.
Jorn. Keila Riceto
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000