ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Mais de cem atletas das equipes participantes do Campeonato Brasileiro Feminino e do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Basquete em Cadeira de Rodas lotaram a quadra da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), em Niterói, no Rio de Janeiro, na abertura oficial das competições. A cerimônia foi comandada pela presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, e contou com a presença do representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Daniel Romanello, e demais autoridades ligadas ao esporte.
O evento foi realizado de 22 à 26 de janeiro. A equipe da Seleção Centro-Oeste conquistou a vitória e a Seleção Sudeste ficou com o segundo lugar, já a equipe da região Sul, ficou com o terceiro lugar.
A seleção da Região sudeste sagrou-se vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções de Basquetebol em Cadeira de Rodas. A equipe do Sudeste obteve três vitórias e venceu as regiões Norte (67 a 45), Sul (55 a 52) e Nordeste (64 a 41). Este campeonato garante a bolsa-atleta aos integrantes das três seleções mais bem colocadas na competição.
O atleta Uberabense Everaldo Pereira da Silva (ADEFU) fez parte da Seleção da Região Sudeste. Everaldo é atleta de equipe de basquetebol em cadeiras de rodas da ADEFU – Associação dos Deficientes físicos de Uberaba, que tem o apoio da Unimed – Uberaba, da Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria Municipal de esportes e do Ministério de esportes.
“São dois dos campeonatos mais importantes do calendário nacional. O basquete feminino vem numa crescente e o Campeonato de Seleções Regionais reúne atletas de uma faixa etária que estamos visando para o nosso futuro”, classificou a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa. “Fizemos um excelente campeonato em Brasília e tenho certeza que faremos aqui também”, torceu a presidente, que lembrou os desafios para a realização da competição. “Desafios aconteceram e sempre vão acontecer, agora persistir e continuar, esse é o grande mérito. Encontramos vários desafios para concluir o calendário 2013, mas conseguimos e, mais uma vez, provamos a nossa capacidade de superação”, colocou Naíse.
O trabalho dos pioneiros do esporte adaptado também foi lembrado pela presidente da Confederação, que enalteceu a atuação de Carmem Fogaça e de João Batista, presidente da Andef e secretário de Acessibilidade de Niterói. “Os mais jovens não sabem o que representou o trabalho dessas pessoas. Esforços que traduziram em leis que hoje em dia nos beneficiam”, colocou. “Se hoje temos o esporte caminhando de vento em popa é porque lá atrás tivemos a Onedef e a Andef, anfitriões desse campeonato”, finalizou.
A partir deste resultado obtido em Niterói, o atleta passa a ter o direito de receber o “Bolsa-atleta”.
Jorn. Kiko Marinelli – 27/01/2014
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h