ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Divulgação / SEMEC
Um panorama da realidade das bibliotecas escolares está sendo traçado pela Educação municipal através de pesquisa institucional. Segundo a coordenadora do Projeto de Revitalização das Bibliotecas Escolares, a pedagoga especialista em língua portuguesa, Ana Teresa Teixeira Nunes, os dados já estão sendo tabulados e sendo realizada a formação dos auxiliares de biblioteca para dinamizar o atendimento à comunidade escolar.
Ênfase está sendo dada aos aspectos pedagógicos dos projetos de leitura das escolas, visando a contribuir com o sucesso da aprendizagem dos alunos. “É inconcebível conversar com os jovens estudantes e sentir que a biblioteca escolar não foi ou não é tão importante em sua escolaridade. Queremos resgatar a memória leitora dos estudantes, por isso cuidaremos para que as bibliotecas escolares sejam o melhor lugar para se frequentar nas escolas”, atesta Ana Teresa.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
O projeto de revitalização foca no incremento ou resgate dos espaços das bibliotecas nas escolas de ensino fundamental do Município visando a atender a professores, alunos, funcionários, pais e comunidade do entorno, numa dinâmica participativa de co-responsabilidade pelo processo envolvendo e incentivando leitores em potencial.
Assim, cada instituição escolar dará ênfase ao suporte de leitura que permeia todo o processo educativo e que se transporá além muros, num diálogo de compromisso social, cultural e artístico. Os aspectos de formação dos promotores de leitura, aliados à competência técnica de quem coordena os trabalhos internos devem ser assegurados pelo perfil dos coordenadores e auxiliares de biblioteca que em formação sistêmica continuarão a ser preparados para a organização dos espaços, acervos e dinamização dos projetos de leitura realizados internamente por cada instituição escolar em especial.
Conforme a coordenadora, a especificidade de cada projeto pedagógico institucional dará o tom do trabalho a ser desempenhado em consonância com as proposições da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) / Departamento Pedagógico/Coordenação de Bibliotecas Escolares.
Ainda de acordo com ela, a finalidade da parceria ocorre no âmbito do incentivo à prática pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino “já que a formação leitora permeia toda escolaridade e subsidia a argumentação de sujeitos críticos para a construção de uma comunidade consciente”. Portanto – continua Ana Teresa - o sucesso do projeto está relacionado diretamente ao espaço adequado para o trânsito dos alunos e comunidade na biblioteca escolar e no incentivo à proposta de política leitora de cada instituição com o suporte permanente da equipe pedagógica da Semec que incentivará a formação permanente dos promotores de leitura ao incentivo dos leitores em escolaridade e/ou em potencial em suas comunidades.
“As bibliotecas escolares, então, não só abraçam livros, mas necessitam, sobretudo, de acolher o espírito leitor para alimentar almas ávidas de saberes. Muito mais do que um depósito ter um propósito aliado ao projeto pedagógico escolar que possa estimular no estudante o seu potencial leitor”, encerra.
Jorn. Gê Alves
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000