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Prefeitura

12/04/2014 - Projeto Associação do Bem fortalecerá as Associações de Bairros

Foto: Sebastião Santos

O Projeto Associação do Bem lançado pela Prefeitura de Uberaba nesta quinta-feira, dia 10, tem como objetivo estreitar a relação entre o poder público e a população por meio das associações de bairros e contribuir de maneira eficaz para a regularização e consolidação das mesmas para que tenham legalidade e legitimidade. Outra proposta é estabelecer um canal direto com o poder Executivo para que haja mais agilidade nas solicitações junto às secretarias.

Uberaba conta com, aproximadamente, 120 associações de bairros entre comunidades urbanas e rurais que tem como objetivo centralizar nos representantes eleitos entre seus moradores, os problemas estruturais sejam relacionados à segurança, educação, saúde, serviços urbanos ou outros que ocorrem no bairro. Estes problemas são levados ao conhecimento do poder Executivo municipal, para que sejam tomadas as necessárias providências.

A Prefeitura de Uberaba por meio de um convênio firmado com o Centro de Voluntariado Maçônico de Uberaba e Região (CVM) e a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) realizará ações como auxílio e assessoramento para constituição da associação e seu registro, encaminhamento e acompanhamento das Associações para atendimento jurídico, elaboração e acompanhamento técnico de documentos como redação de estatuto social, atas, editais, requerimentos e ofícios, além de efetuar pagamento de despesas de registros dos estatutos em cartório.

As ações técnicas do Projeto Associação do Bem são supervisionar a execução das ações referentes às assembleias de fundação e eleição, atuar junto aos cartórios competentes e demais órgãos públicos para registros, dar orientação contábil, encaminhar e acompanhar as reivindicações das associações, elaborar cartilhas informativas, ofertar cursos e palestras sobre gestão associativa, ofertar cursos para elaboração de projetos para captação de recursos, criar um link no site da PMU para divulgação das informações referentes às Associações de Bairros e diplomar o Presidente e a Diretoria das Associações.

“Levamos ao conhecimento do Prefeito a dificuldade que existe entre a maioria das associações que é a de arcar com as despesas de registro, até mesmo do estatuto. Fomos autorizados a firmar, com o convênio, um repasse as associações para fazer frente às despesas junto ao cartório. Outra demanda do prefeito é que nós auxiliemos as associações nas solicitações apresentadas à prefeitura. Nossa missão será diminuir a burocracia. A ordem é para que façamos um intercâmbio entre as secretarias buscando otimizar e agilizar o processo”, explicou o coordenador do projeto, Marlus Salomão.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

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