ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em reunião ocorrida ontem na sede da Settrans - Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos, com a equipe da Seção de Educação no Trânsito e Estatísticas e parceiros, como, Pelotão de Trânsito do 4º BPM, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Uberaba - Asapeu, Guarda Municipal, SEST/SENAT, CONSEP – Conselho de Segurança Pública, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, foi traçada estratégia visando dinamizar as Paradas Educativas. O trabalho que tem dado bons resultados, segundo o chefe da seção, Helio Reis dos Santos, deve ser ampliado envolvendo mais pessoas e entidades.
Durante a reunião, explicou ele, ficou claro pelos relatos que um dos grandes problemas do trânsito em Uberaba é a falta de educação e respeito dos motoristas. “Além de desrespeitarem as leis de trânsito, alguns motoristas não tem educação. Nas próprias paradas, quando os educadores os abordam eles reagem negativamente e com falta de educação. O que muda quando chega o agente fardado”, revelou Reis.
Ainda segundo ele, a intenção é ampliar o número de pessoas e entidades nas paradas, com foco em um trabalho mais educativo, no sentido de tornar o trânsito da cidade mais responsável, educado e seguro.
A psicóloga da seção, Bethsy Patricia Cespedes Brett, lembra que a maioria dos motoristas que citam a chamada “indústria da multa” são os que mais fornecem matéria prima, visto as infrações que cometem. “Enquanto os condutores cometerem infrações, mais multas ocorrerão. Respeitar a legislação de trânsito é o meio de não ser multado”, destacou.
Algumas demandas como sinalização e acessibilidade também foram discutidas e serão encaminhadas aos órgãos competentes. Para finalizar, Reis garantiu que a seção continuará desenvolvendo os projetos de conscientização, com foco na redução de acidentes.
Jorn. Keila Riceto
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h