WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

21/03/2015 - Fiscalização de infrações de trânsito será reforçada a partir desta segunda-feira

A Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans dará início nessa segunda-feira, dia 23, a uma operação de fiscalização do trânsito no centro da cidade. A ação será um trabalho em conjunto entre a Guarda Municipal e o Departamento de Educação no Trânsito.  


Serão fiscalizados estacionamentos irregulares, desrespeito a área do idoso, a área azul e a área de deficientes. Quem não estiver utilizando o cinto de segurança ou por ventura esteja falando ao celular será punido como manda a lei. O chefe de Trânsito da Guarda Municipal, Carlos Rodrigues, destaca que é desonesto não punir o infrator, principalmente quando ele causa prejuízos à comunidade.

A ação será concentrada no centro da cidade, nas regiões do Mercado Municipal, das avenidas Guilherme Ferreira e Fidelis Reis e das ruas São Benedito, Tristão de Castro, Capitão Manoel Prata, Major Eustáquio, Artur Machado e Governador Valadares. As medidas aplicadas partirão de multas leves a gravíssimas, até a remoção dos veículos irregulares.

Os veículos abordados passarão ainda por uma vistoria para checagem se tem todos os equipamentos. Deverá ser analisado se estão todos operantes como seta, farol, luz de freio, chave de roda, triângulo, extintores, macaco, entre outros. “Todos os veículos que forem abordados passarão pela vistoria e deverão estar andando corretamente”, observa Rodrigues.

A fiscalização será no âmbito de tudo que o se refere a trânsito, portanto, se um pedestre iniciar a travessia na faixa de pedestre que não tem semáforo, ele tem prioridade e o condutor é obrigado a parar. Rodrigues enfatiza que isso está na legislação de trânsito e todos os motoristas aprendem as normas a serem cumpridas quando se habilitam a dirigir, portanto é necessário que cada um tenha consciência de suas as ações no trânsito.

Outro ponto importante é que a Área Azul é um local de estacionamento rotativo. Mesmo que a pessoa utilize o bilhete, ela pode deixar o carro no local por até duas horas, e não o dia inteiro. Desta maneira, Rodrigues já alerta que quem não obedecer poderá ser punido.

Paralelo ao trabalho da fiscalização de trânsito será feito também o patrulhamento referente à questão do ambulante, andarilho ou morador de rua que porventura estiver causando algum transtorno aos usuários da via, conforme tem sido frequentemente reclamado à Guarda Municipal. 

A secreta de Educação no Trânsito aponta que já faz tempo que eles desenvolvem ações para alertar o motorista sobre as infrações de trânsito. Neste momento será dado início a um trabalho não só informativo, mas punitivo também. “Por muitas vezes víamos em nossas ações, pessoas sem o cinto de segurança que se recusavam a colocar o cinto, mesmo na nossa presença. Agora, estaremos atuando em conjunto com a Guarda Municipal que estará autuando os infratores. Nosso objetivo continua sendo o de educar, porém quem não quiser seguir com o correto poderá ser multada em função das próprias infrações”, explica a psicóloga do Departamento de Educação no Trânsito, Betsy Brett.
 
Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar