ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Prefeito Paulo Piau esteve presente no treinamento dado a Guarda Municipal para apresentação das novas armas taser. O equipamento adquirido pela Prefeitura é mais moderno que o utilizado anteriormente e foi entregue nesta segunda e terça-feira, (27 e 28), aos Guardas Municipais, que após o treinamento já passam a utilizar o novo armamento.
Foram adquiridas 100 armas em um investimento de R$ 161 mil. A Guarda Municipal de Uberaba é a única no Brasil a trabalhar com essa tecnologia. A arma possui uma câmera acoplada que filma em HD e possui sistema de captação de som e que filmará toda a ação a partir do momento que a arma é destravada para uso. Os vídeos podem ser copiados para um computador, mas permanecem na câmera até 10 horas de gravação e não possibilitam edições. Conforme vence as 10 horas a nova gravação vai se sobrepondo às gravações mais antigas.
“A equipe da Guarda Municipal já está preparada para utilizar a arma da Taser. O treinamento oferecido pela empresa Taser, é apenas para apresentar as modernidades do novo equipamento, uma vez que ela é a fornecedora da arma”, aponta o secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços (Settrans), Wellington Cardoso.
A Taser é uma arma de letalidade atenuada (quase nula), com uma carga que equivale a 50 mil volts, porém com baixa amperagem (0,00033 miliampere). A corrente elétrica da Taser bloqueia as ondas “T” que são impulsos elétricos do cérebro que comandam a musculatura periférica do corpo humano, paralisando imediatamente a pessoa.
As diferenças do novo equipamento não estão apenas na câmera, ele apresenta diferenças no tamanho, peso e bateria, além de ter mais resistência a queda, água, frio e chuva. A arma é menor que a utilizada anteriormente, sendo de mais fácil manuseio. Outro diferencial é a bateria recarregável, diferente das baterias antigas que eram descartáveis após o uso, gerando um gasto maior. Além do laser, que está presente nas duas armas, a nova possui uma luz branca para ações operacionais noturnas.
“Essa arma controla os impulsos elétricos que são despejados na pessoa. A Taser antiga despejava os 50 mil volts, em quem quer que fosse atingido. O novo equipamento é smart e consegue fazer a mensuração da altura e largura da pessoa, dosando a quantidade de volts a ser descarregada e isso sem a necessidade de qualquer configuração manual”, explica o chefe de policiamento da GM, Mario Nelson Emerenciano.
De acordo com o instrutor máster da Taser, Alberto Neto, ao fazer a gravação de toda a ocorrência, com vídeo em alta definição e áudio, o dispositivo serve como prova da forma que os fatos se deram na ocorrência. “O vídeo preserva o que o guarda está vendo na situação. O principal objetivo é proteger o operador de acusações infundadas. Quando alguém alega que o guarda agiu de má fé será possível provar se foram usados os recursos corretos para mobilizar o suspeito e resolver a ação”, destaca Neto.
O prefeito Paulo Piau destaca que a aquisição dessa nova tecnologia será muito importante tanto para a Guarda Municipal quanto para a população. “Uberaba sai a frente com esse tipo de armamento que será uma segurança maior para os guardas ao atuarem na proteção da nossa cidade”, afirma Piau.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000