ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Movimento de abrangência nacional promove a segurança do pedestre e do motorista
A seção de Educação no Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), inicia, hoje (terça-feira, 12), as atividades inseridas no movimento Maio Amarelo, que pretende chamar a atenção para a segurança nas ruas e estradas e informar sobre os perigos da falta de cuidado no trânsito.
A abertura da campanha será realizada na Escola Estadual Minas Gerais, a partir das 16h. Representantes da Educação no Trânsito, Guarda Municipal (GM) e Defesa Civil estarão presentes, assim como membros da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que desenvolverá atividades com os alunos da escola.
Para dar início às ações da campanha, um aluno da instituição cantará o Hino Nacional diante de colegas e profissionais da Settrans.
O chefe da seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos, conta que o Maio Amarelo terá continuidade no decorrer do mês. “Na manhã de quarta-feira, será feita uma blitz educativa na praça dos Correios, no centro da cidade, em que abordaremos pedestres e motoristas para reforçar comportamentos de segurança”, afirma Hélio.
O chefe da seção explica que serão abordados comportamentos como o uso de cinto de segurança, respeito à faixa de pedestres e aos semáforos, entre outros. A ação será desenvolvida entre as 9h e às 11h.
Maio Amarelo – O movimento Maio Amarelo escolhe este mês para conscientizar sobre o elevado número de acidentes fatais de trânsito que ocorrem diariamente no Brasil.
De abrangência nacional, a campanha tem o lema Atenção Pela Vida e é simbolizada por um laço amarelo, de forma semelhante a campanhas mensais conhecidas, como o Outubro Rosa (movimento pela luta contra o câncer de mama) e o Novembro Azul (que conscientiza sobre o câncer da próstata).
O Maio Amarelo está inserido na Década de Ações para a Segurança no Trânsito, instaurada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010, e que abrange o período entre 2011 e 2020.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das mortes no trânsito ocorrem nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, que surge em quinto lugar no ranking de países com mais acidentes mortais nas estradas.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000