ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Comissão de Monitoramento em Eventos Esportivos e Culturais – Comovec esteve reunida nesta quinta-feira (24), na Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, para deliberar quanto a assuntos relacionados à promoção de eventos culturais na cidade e a participação dos órgãos públicos nesses eventos.
Durante a reunião foi discutido os eventos que ocorrerão neste final de semana, onde foi deliberado pela interdição por 30 minutos da Avenida Randolfo Borges Junior (Univerdecidade), a partir das 7h30 de domingo. A medida será tomada para prevenir acidentes durante a largada da meia maratona que será realizada na cidade. A interdição partirá do Praça Shopping, onde será a largada e também na altura da rotatória antes do Parque Tecnológico.
É importante destacar ainda que o percurso da corrida passará por pontos de conflito como Avenida Leopoldino de Oliveira, com Avenida Santos Dumont e é preciso que todos os motoristas que transitarem por essas regiões fiquem atentos e tenham um pouco de compreensão. Os cruzamentos serão acompanhados por pessoas da organização do evento, que com a autorização da prefeitura, farão o fechamento da avenida quando um atleta estiver passando.
Também foi discutida durante a reunião a questão de estacionamentos em eventos. O setor de alvará destacou que quando o organizador pretender explorar uma área como estacionamento é preciso que ele retire na prefeitura um alvará específico para essa finalidade. Os estacionamentos irregulares que ocorrem em grandes eventos, onde o motorista estaciona o carro em calçadas, ou canteiros centrais, também terão a fiscalização reforçada.
A deliberação da Comovec é de realizar uma operação conjunta, com os fiscais do setor de alvará e de Posturas, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Desta forma, aqueles que não praticarem o que está na legislação poderão ser multados, ou inclusive sofrer penas mais graves como ter o carro guinchado, ou o evento interditado.
Será ainda revisto na legislação a permissão para exploração de área com um alvará temporário, que já foi uma prática da prefeitura, mas que com o novo plano diretor passou a ser proibido. A comissão entende que no caso de estacionamentos que surgem de acordo com a demanda do evento esse tipo de alvará é uma solução positiva.
As cavalgadas que ocorrem na cidade também foram pauta da reunião. A Sedest apresentou o Termo de Ajustamento de Conduta criado pela secretaria e que deve ser assinado por aqueles que quiserem promover o evento na cidade. A Polícia Militar irá ainda estudar o texto do TAC para acrescentar qualquer ponto que se fizer necessário.
A reunião deliberou quanto a diversas ações que visam dar mais segurança nos eventos, com o objetivo de minimizar situações adversas que acontecem. E contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura ligados a Secretaria de Trânsito, como Guarda Municipal, Posturas e Superintendência de Trânsito, a Fundação do Esporte e Lazer, responsáveis pelo setor de liberação de alvarás, além da Polícia Militar, Consultores de Segurança e organizadores de eventos.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h