ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A iniciativa, que dá significativo salto para a desburocratização de serviços, foi elogiada por todas as autoridades presentes
A Codiub, juntamente com o Grupo de Trabalho de Desburocratização da PMU, lançou nesta quarta-feira a primeira etapa do Sistema Eletrônico de Consulta Prévia. O serviço é mais uma ferramenta disponibilizada em ambiente virtual com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos e estará disponível já a partir desta quinta-feira no Portal do Cidadão, no site da PMU.
O lançamento do sistema foi feito na manhã desta quarta-feira no gabinete do prefeito Paulo Piau, e contou com a presença do presidente da Codiub, Denis Silva, o chefe de gabinete Fernando Hueb, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, a chefe adjunta de Gabinete e presidente da Comissão de Desburocratização, Maria Batista Teodoro Varotto, e o secretário de Obras e secretário interino de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Galdino Facury, além de outros secretários.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, vereadores e representantes da Sinduscom, CDL, Fiemg, OAB, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e Sindicato dos Profissionais de Contabilidade de Uberaba, entre outros presentes.
O presidente da Codiub, Denis Silva, apresentou o funcionamento do sistema e declarou que este é um grande salto, destacando a sensibilidade do prefeito Paulo Piau em criar um grupo de trabalho para a desburocratização. “São raros os gestores que têm essa coragem quando se trata da burocracia do serviço público. Este é um sistema importante para o desenvolvimento da cidade e para a abertura de novas empresas, e até para quem vai fazer uma pequena obra na sua casa e precisa estar regularizado. Antigamente a pessoa teria que vir na Prefeitura pelo menos umas quatro vezes e preencher uma ficha de 7 páginas, e isso agora acabou”.
Além disso, Denis Silva explica que a próxima etapa dentro do planejamento será o Alvará online. Os processos, totalmente eletrônicos, deverão agilizar os trâmites e gerar economia aos cofres públicos, além de simplificar e descomplicar o acesso para os cidadãos. “Quando já tivermos o georreferenciamento, as pessoas vão poder saber da própria casa em que parte da cidade ela pode construir imóvel, de quantos pavimentos e a qual destinação. Hoje este sistema é um grande avanço, que eu diria de 50% ou mais. O acompanhamento poderá ser feito por celular ou via email, com as informações de onde o processo está tramitando, ou seja, com a comodidade de não precisar vir até a Prefeitura diversas vezes”.
O prefeito Paulo Piau destacou que a desburocratização é um grande avanço, trazendo a economia de tempo, e que outros projetos de serviços online já estão em andamento. “E esse ainda é só o início, queremos avançar ainda mais. Quero agradecer a todos que participaram e ajudaram a construir este serviço. O intuito é facilitar os empreendimentos para atrair mais investimentos para a nossa cidade. É uma quebra de paradigmas, pois o sistema online traz uma mudança significativa para a informatização dos processos”, pontuou Piau.
Na ocasião, o secretário de Obras e secretário interino de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, destacou o trabalho conjunto das secretarias enfatizando que grandes obras não são só físicas. “Nós estamos diante de uma grande obra e de um grande passo que aprimora a vida do nosso empresário. Parabenizo a toda a equipe envolvida. Essa é a porta de entrada para novos empreendimentos da cidade, e essas facilidades trazem investimentos para Uberaba”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destacou o trabalho da equipe da Codiub, Sedec e Seplan, enfatizando que este é o resultado de quem tem uma prefeitura bem planejada e que cobra as ações dos secretários. “Este é um projeto prioritário que foi muito bem monitorado pelo prefeito. E quero destacar a grande facilidade que esse sistema vai trazer para a classe empresarial de Uberaba. A Sedec é muito demandada pelos empresários e o volume das demandas é muito significativo. Agora todos terão mais agilidade, é um grande avanço para nossa cidade”.
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h