WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

27/12/2017 - Ações da Superintendência de Bibliotecas Públicas em 2017 fomentaram a literatura, leitura infantil e inclusão social

A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Uberaba termina o ano de 2017 com saldo positivo nas ações de incentivo à leitura, com destaque para o projeto Leitura Inclusiva, que busca atingir metas do Plano Nacional do Livro e da Leitura e, ainda, despertar por meio de diversas ações reflexões sobre as diferenças, provocando o gosto pela atividade. 

Aproximadamente 135 crianças e adolescentes com deficiência participaram do Cine Inclusão, que conta com acervo de filmes em libras, cedido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação. 

Além disso, o projeto promoveu visitas a exposições comemorativas como a “Mãos que movem o Mundo” e “Exposição comemorativa aos 75 anos do Instituto dos Cegos do Brasil Central. Os alunos do ICBC também participaram do encontro com o autor Ulisses Amaral e visitaram a exposição dele “Borboletas no Cerrado”. 

Ainda dentro do projeto Leitura Inclusiva, os alunos da Escola para Surdos Dulce de Oliveira fizeram as carteirinhas de sócios da Biblioteca. A meta para 2018 é trabalhar com os deficientes visuais e intelectuais. 

O Setor Infantil e Juvenil da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, no ano de 2017, continuou sendo destaque no incentivo à leitura e produção cultural, expandindo o acesso ao universo literário das crianças e jovens por meio de ações de dinamização de leitura. A novidade do ano foi a contação de histórias para bebês (0 a 2 anos), dentro do projeto “Sextas de Histórias: encantando bebês”, que desde o seu lançamento em abril de 2017 vem estimulando a família à prática de ler e contar histórias para os bebês e crianças pequenas, propiciando o vínculo amoroso, a memória afetiva, o desenvolvimento da linguagem, a diversão e a alegria.

Neste ano também houve a participação de diversas escolas de Uberaba no Bibliotur (visitas orientadas) nos períodos matutino, vespertino e noturno. Destaque para a presença de alunos da Apae, que durante todo o ano participaram de atividades literárias e contação de histórias. 

O Jardim de Histórias continuou a trajetória de sucesso com a apresentação de sessões temáticas para o público de crianças e familiares. Já a Colônia de Férias, nas edições anuais de janeiro e julho, atendeu 84 crianças de 7 a 11 anos. Para a edição de janeiro de 2018, as 40 vagas se esgotaram em três dias, reforçando o sucesso da ação. 

Ciranda de Leitura também merece evidência, pois proporciona a interação da comunidade dos bairros com o acervo e espaço das bibliotecas públicas municipais, compreendendo-as como um bem cultural. Desde o início do Projeto, foram realizados aproximadamente 90 encontros nas bibliotecas de bairro: Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques, Biblioteca Pública Municipal Antônio Bernardes Neto e Biblioteca Pública Municipal CEU das Artes, com atividades diversificadas como contação de história, roda de leitura e oficinas. Cerca de 1300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, envolveram-se nas atividades do Ciranda de Leitura. 

Para o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, as ações foram positivas e os eventos em 2017 contribuíram para aproximar o público da Biblioteca. "Foram diversos tipos de atividades executadas na Biblioteca Municipal e nos bairros, e conseguimos levar o público para conhecer esses espaços integrando a Biblioteca na agenda de eventos. Recebemos clubes de leitura, reuniões de diferentes grupos, Batalha do Calçadão e várias exposições e ações de leitura. Tudo isso forma um conjunto de ações consolidadas no trabalho de incentivo à leitura, que somam à cultura de Uberaba. As bibliotecas são espaços acessíveis, que abraçam e vão continuar abraçando o público de forma democrática e ampla". 

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar