ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Paulo Piau também esteve no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal de Contas
Juntamente com outros 400 prefeitos e mais 430 representantes, o prefeito Paulo Piau participou de ato da Associação Mineira dos Municípios, com o objetivo de cobrar do Estado os repasses institucionais devidos. É de conhecimento geral a dívida do Estado com as prefeituras municipais no tocante a IPVA, ICMS, Transporte Escolar, Saúde e etc. Vale lembra que em relação à área da saúde o Estado deve aproximadamente R$ 45 milhões para Uberaba.
Para Piau a movimentação foi vitoriosa. “Estamos cobrando o que é devido. Os prefeitos estão na linha de frente, vendo a necessidade da população e precisamos dos recursos que é de direito da prefeitura para dar andamento aos serviços para a comunidade”, disse.
Ainda em Belo Horizonte o prefeito esteve no Tribunal Regional Eleitoral – TRE em busca de estratégias para atender a demanda da população em relação à biometria. Ao deixar para a última hora, a população tem enfrentado fila para fazer a cadastramento biométrico.
Segundo Piau, Uberaba, assim como Uberlândia terá apenas um posto para cadastramento. Este final de semana, conforme informou o TRE, por meio de agendamento a população poderá ser atendida. Vale lembrar que em meados de 2017, durante reunião na PMU, foi solicitado a descentralização do posto de atendimento, mas assim como agora, o tribunal não aceitou. Ainda em 2017, a prefeitura distribuiu massiçamente material gráfico nas unidades de saúde e escolares, bem como colocou material orientativo nos dois terminais do BRT, nos sentido de sensibilizar a comunidade para fazer o cadastramento, no entanto, a procura naquela época continuou baixa.
O prefeito externou também ao tribunal a sua preocupação com a questão do idoso, que tem sido informado que não precisa fazer o cadastramento, visto que em Uberaba o Cartão do Idoso que será lançado ainda este ano, está atrelado ao Título de Eleitor. E o cartão será um dos documentos para atendimento na rede de saúde. Piau comenta ainda, que tanto Uberaba quanto Uberlândia, não aceitarão menos de 90% de cadastramento biométrico, pois isto seria extremante prejudicial para o Triângulo Mineiro e Alta Paranaíba, que corriam o risco de ficar sem representatividade política.
A última agenda em BH foi no Tribunal de Contas de Minas Gerais - TCMG. Novamente o prefeito foi solicitar uma definição em relação à Parceira Público-Privada - PPP da Iluminação Pública. Ele lembra que em fevereiro completa 23 meses que o edital está na TCMG. “Atendemos todos os questionamentos feitos. Já temos dois votos a favor. Precisamos definir. Este programa de iluminação é de suma importância para a cidade. Estamos falando em atender inúmeras demandas, ampliar nosso parque de iluminação e revitalizá-lo. E mais que isso, é uma questão de segurança pública”, finalizou.
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h