ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A estada do prefeito Paulo Piau nesta segunda-feira (30) na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Belo Horizonte, garantiu boa notícia para Uberaba. No encontro com o adjunto Danilo Viana, tratou da licitação do convênio da BR-262. Segundo Piau, está acertada a vinda do superintendente, Fabiano Martins Cunha, na próxima semana para avaliar o projeto. O edital que prevê a conclusão de obras, como passarelas e vicinais, está sob sua análise.
A manutenção do convênio e autorização para nova licitação do ‘Travessia Urbana’ foi fruto de trabalho de convencimento recente pelo prefeito junto ao Dnit em Brasília. Lá, Piau conseguiu a reversão da possibilidade de cancelamento do convênio com relação às obras de vias laterais da BR-262, entre o Residencial 2000 até o Loteamento Mariitas. É uma obra de importância enorme, afirma Paulo Piau, mas que se transformou num grande problema, inclusive com relação à segurança de trânsito, e que precisa ser concluída.
A obra, iniciada em 2008 com previsão de dois anos para ser entregue enfrentou abandonos de contratos e desinteresse de empresas classificadas na licitação inicial. A nova licitação abarca os 12% restantes para a conclusão da obra.
Também está para ser solucionada é a construção de passagem inferior para liberar a BR-050 entre os bairros Bandeirantes e Maracanã. Há a possibilidade de a MGO Rodovias assumir esta parte. Piau diz esperar decisão rápida por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), haja vista tratar-se de obra importante de mobilidade urbana para uma parcela considerável da população.
Congresso. Pela manhã o prefeito participou 1º Congresso de Direito Municipal – Perspectivas Políticas, promovido pela OAB-MG. No painel sobre segurança pública – onda de violência nos municípios, em sua fala citou o exemplo clássico de Medelin que na década de 90 apresentava o maior índice mundial de homicídios, vivia uma epidemia do crime e hoje é reconhecida como uma cidade-modelo que está vencendo o crime. Em 2013, Medellín foi eleita a Cidade do Ano em um concurso realizado pelo The Wall Street Journal e pelo banco Citibank, em parceria com o Urban Land Institute, dos Estados Unidos e vem se destacando regularmente nos rankings internacionais de inovação. Dado interessante assinalado pelo prefeito mostra que hoje, das trinta cidades mais violentas do mundo, dez estão no Brasil e oito no México, sendo do total, 28 nas Américas.
Piau ressaltou os impactos negativos da violência urbana nos vários segmentos, inclusive econômicos. Afirmou que a situação precisa ser enfrenta com inteligência, aliada à estrutura material e humana. Neste momento, apresentou projeto que está sendo desenvolvido para Uberaba.
Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h