ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Fiscais identificaram ações criminosas em vários pontos da cidade
Ação de fiscalização ao descarte irregular de resíduos, promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (SEDEST) e a Polícia Militar de Meio Ambiente resultou na abordagem e apreensão de veículos e interdição de uma área no bairro Recreio dos Bandeirantes que servia de depósito de entulho.
A fiscalização ocorreu em vários pontos da cidade onde existem grandes incidências de descarte irregular de sólidos. A operação teve início na última semana e segue sem prazo para término, por se tratar de uma ação contínua que busca combater e cessar a ação criminosa que vem acontecendo rotineiramente em diversos bairros de Uberaba. Os flagrantes foram feitos pelos agentes de fiscalização do Departamento de Posturas e policiais da 5ª Cia de Meio Ambiente, responsáveis pela operação.
As maiores incidências encontradas nos locais com descarte irregular de sólidos são restos de construção e lixo domiciliar.
“O descarte irregular de resíduos causa inúmeros problemas para a população tanto residente das áreas urbanas quanto rurais, todos são prejudicados pela poluição ambiental que é causada em detrimento deste fato ilegal. Além de propiciar o aparecimento de bichos como ratos, baratas e outras pragas como escorpiões”, salientou o comandante da 5ª CIA de Meio Ambiente da Policia Militar de Minas Gerais, 1º tenente Rivaldo Luciano de Oliveira.
Balanço parcial. Segundo o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, a inspeção será continua e, nesse primeiro momento, diversos pontos de descarte irregular de sólidos foram identificados, além da fiscalização dos pontos com maior número de incidências.
Quatro intervenções resultaram em autuações e apreensões de veículos que estavam transportando resíduos no momento do flagrante. Entre esses, um caminhão baú que foi guinchado e levado para o pátio autorizado.
Além das ocorrências, uma área no bairro Recreio dos Bandeirantes foi interditada em decorrência dos descartes irregulares identificados sem a apresentação das licenças ambientais devidas. Durante a interdição foram apreendidos mais três veículos que estavam carregados de materiais irregulares. A multa para os infratores poderá variar entre 1 UFM (Unidade Fiscal do Município) até 17 UFM, que equivale entre R$256,72 até R$4.364,24.
“Temos a intenção de reduzir e até cessar essas ações em Uberaba. Pedimos a conscientização da população que pode fazer também denúncia de casos ilegais”, orienta Rene.
Para informações o Departamento de Posturas disponibiliza o telefone 3331-2312 ou diretamente na sua sede no endereço: Praça Dr Jorge Frange, 200 – São Benedito. O atendimento ao público acontece das 12h às 18h.
Jorn. Sabrina Alves
SECOM/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h