ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Prefeito de Uberaba, Paulo Piau esteve reunido nesta terça-feira (28), com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Convale), o prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas e com representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), prefeitos e gestores dos municípios que integram o consórcio para discutirem alternativas de comunicação para propagação e conhecimento do projeto piloto para concessão municipal de resíduos sólidos urbanos.
As tratativas sobre as necessidades individuais de cada município para a formalização efetiva do projeto e, consequente funcionamento na prática serão discutidos em visitas pontuais aos municípios realizados por técnicos do MPDG e da Caixa.
A primeira cidade a receber a visita foi Uberaba, onde o prefeito, juntamente com o secretário de Governo, Antonio Sebastião Oliveira, o secretário de Serviços Urbanos, Marlus Salomão e o Assessor Estratégico de Assuntos Regionais, Glauber Faquineli receberam os representantes da Caixa e do Ministério do Planejamento onde esclareceram os pontos e colocaram a disposição colaboração técnica para os demais municípios integrantes do projeto.
“A Convale é um órgão operacional e diante da sua representatividade recebeu importante apoio e direcionamento do Ministério do Planejamento da Caixa que serão os responsáveis técnicos e operacionais deste importante projeto que beneficiará toda a população”, reforça Piau.
Durante a reunião, o representante da Caixa, Walter Anderson explicou que o papel do banco é fazer o assessoramento técnico do projeto que utiliza recursos do Fundo Estruturador de Projetos (FEP).
“Este projeto é muito importante para Caixa, que é agente operador do fundo. O município de Uberaba desempenha um papel fundamental, por ser o município de maior representação. Este encontro teve o objetivo de realizar atividades técnicas de planejamento e coleta de dados essenciais ao processo de estudos”, declarou.
Esses estudos terão início até o dia 15 de outubro e a Caixa contará com a atuação de consultores externos que incrementarão a analise das possíveis soluções para a gestão de resíduos em toda a região que integra da Convale, que irá considerar os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
“Esses estudos possibilitarão que os municípios tenham projetos consistentes que darão sustentabilidade às concessões ou parceria pública privada. O Ministério do Planejamento juntamente com a Caixa tem envolvido esforços para fazer o fechamento com sucesso dos estudos e dos projetos colocando em prática e oferecendo o serviço ao cidadão que é o nosso objetivo final”, esclarece Hélio Freitas, representante do Ministério do Planejamento e integrante do projeto piloto.
Vale lembrar que o Convale é o primeiro consórcio no País a ser autorizado a realizar uma Parceria Público Privada (PPP) com parceria entre o Ministério do Planejamento e a Caixa Econômica Federal. O Convale é composto pelos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo.
Jor. Sabrina Alves
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000