WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

31/03/2019 - Plenária Municipal de Saúde coloca em pauta melhorias para o Sistema único de Saúde

Para o prefeito Paulo Piau, a saúde local está no caminho certo e deve ser referência para outros locais do País

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, foi realizada neste sábado (30), a Plenária Municipal de Saúde de Uberaba. No período da manhã foram colocadas em pauta todas as 109 propostas que foram levantadas entre os dias 18,19 de 20 março durante a realização das três pré-plenárias referentes aos eixos do evento promovido no Hospital Regional.

Com a presença dos representantes da saúde municipal, foram selecionadas 12 propostas referentes a competência do Estado e 3 da União e a votação dos delegados que representarão o município na discussão dessas ações, que tem como missão melhorar ainda mais os serviços do Sistema Único de Saúde. As discussões serão apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

 “Em 2017, realizamos a Conferência Municipal de Saúde e formatamos políticas públicas do setor até 2021. Agora o momento é de revisão dessas ações para que sejam feitos ajustes, com o propósito de trabalhar o que foi discutido pelos envolvidos no setor. A discussão envolve a apresentação do corpo técnico de todas as diretorias da SMS e a apresentação das propostas que deverão ser levadas ao Estado e A União. Uberaba tem cumprido seu papel dentro do Sistema Único de Saúde e temos o papel de avançar cada vez mais”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto. 

Para o prefeito Paulo Piau, é necessário a participação mais ativa da população em momentos como este, que é de discussão direta sobre o setor. “Uberaba não está sozinha, temos a União e o Estado, que nos amparam. Temos que dar sugestões e ideias para aprimorar o SUS e esta é a nossa obrigação. Uberaba, de maneira especial, está em destaque. Ainda temos que aprimorar, mas estamos entre as 30 melhores cidades neste âmbito. Precisamos realizar uma gestão mais eficiente, mas podemos afirmar que Uberaba está bem e sabe como gerir o setor, e por isso, podemos contribuir com a melhoria da saúde nacional”, destaca Piau.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mauricio Ferreira, afirma que a cidade está no caminho correto e a gestão atual se esforça e realiza um trabalho eficiente. “Isso é visto com as inaugurações das unidades de saúde e reforma das mesmas. São pontos positivos que devem ser relevados. Nas discussões do Conselho sempre é destacado que é preciso melhorar e o Conselho e a Prefeitura precisam ser parcerias neste âmbito, em prol da população de Uberaba”, relata.

A Plenária Municipal de Saúde de Uberaba segue durante todo o sábado no Hospital Regional José de Alencar. O evento é das 08h às 18h e é uma promoção da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

O evento contou também com a participação do vice-prefeito, João Gilberto Ripossati, da promotora da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, Saúde Deficientes, Conflitos Agrários e Apoio Comunitário, coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa de Saúde da Macro Região Sanitária do Triângulo Sul, Cláudia Alfredo Marques Carvalho; do secretário adjunto de Saúde, Luciano Correa, de representantes da área da saúde municipal e da comunidade.

Jorn. Clarice Sousa e Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar