ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Dezesseis milhões de arquivos passarão pela Central de Digitalização de Documentos da Prefeitura de Uberaba, por meio da Codiub Inteligência Digital, inaugurada nesta terça-feira pelo prefeito Paulo Piau na presença de secretários municipais, vereadores, servidores e imprensa. O trabalho de inovação reforça a modernização dos processos com a eliminação de papel, reduzindo burocracia e impacto ambiental, além de possibilitar mais transparência e eficiência na gestão pública.
O projeto coordenado pela Codiub foi contemplado no Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais (PMAT). O recurso, de cerca de R$5 milhões, inclui mobiliário, equipamentos, softwares e equipe de 20 servidores treinados e capacitados para a digitalização com cuidados técnicos desde o manuseio dos papéis até o arquivamento. O trabalho está previsto para durar um ano. Os documentos vão desde processos de licitações até prontuários de saúde.
O prefeito Paulo Piau destacou a importância do projeto para a consolidar a eficiência na gestão. “Este é um governo sério, transparente e eficiente. Com o PMAT vamos otimizar o acesso a documentos e o cadastro dos cidadãos através da tecnologia da informação, ou seja, são investimentos aplicados na modernização. Estamos avançando na diminuição de burocracia e de papel, simplificando a vida da comunidade, portanto cumprindo nosso papel de executar uma boa gestão pública”, arrematou.
Segundo o presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, o projeto vai além da premissa da desburocratização, já que também é uma preocupação ambiental. “O estoque de documentos ocupa grande espaço físico. Por isso, paralelo ao processo de digitalização, a Codiub tem um grande trabalho em desenvolvimento para que os processos já ‘nasçam’ digitais, como o alvará online e o licenciamento ambiental. O que estamos fazendo é consertando parte do passado e tudo ficará disponível em um servidor, com a segurança necessária. É economia em papel, em impressão e em armazenamento”.
Wellington Fontes, secretário de Fazenda, frisou que este é um caminho seguro e que contribui diretamente para a qualidade do trabalho interno e atendimento à população. “Vai facilitar a vida de todos, muito fácil compreender sua objetividade e custo-benefício. Se dividirmos o investimento pela quantidade de documentos que serão guardados eternamente, veremos que é um custo irrisório. É algo que já tentamos fazer no passado e não deu certo, e agora está em prática com a competência e visão da gestão do prefeito Paulo Piau”, ressaltou Fontes.
Diminuir papel reduz de burocracia, ajuda o meio ambiente e agiliza a vida do cidadão
A redução de papel, que traz reflexos na redução de burocracia, é importante para toda a comunidade. É o que Denis Silva ressalta explicando que a digitalização, no trabalho de desburocratização implementado na Prefeitura de Uberaba, dá agilidade aos processos para os cidadãos. “Estamos caminhando a passos largos para ser uma cidade efetivamente digital. O sofware de inteligência consegue ler os documentos para identificar números e termos específicos que facilitam a busca de informações, ou seja, não será necessário desembalar processos impressos. Todos os documentos que precisam ser mantidos em papel, dentro do prazo legal, serão recatalogados e receberão códigos de barras, facilitando a identificação e o armazenamento organizado”, explica Denis.
Jorn. Luiza Carvalho
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h