WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

12/02/2020 - Novos Guardas Municipais tomam posse em Uberaba

Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (12) setenta e nove Guardas Municipais aprovados no concurso realizado em 2019. A solenidade de formatura e de posse foi realizada pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria de Administração no Anfiteatro do Centro Administrativo. Com a nova turma, a instituição contará com um efetivo de cento e cinquenta e um servidores municipais. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Paulo Piau acompanhado pela primeira-dama Heloísa Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripossati, representantes de instituições militares estaduais e federais, secretários municipais, além de familiares e amigos dos novos Guardas.

Em seu pronunciamento Paulo Piau ressaltou o novo momento da Guarda Civil Municipal como uma corporação de defesa social criada para servir e proteger a sociedade uberabense. “Fortalecemos a GM dentro de um novo enfoque, estrutura e treinamento com o objetivo de interagir com as outras instituições militares sem fomentar competição entre elas”, diz. Piau acredita que este é o momento da Guarda se aproximar da comunidade e das outras instituições. “Pela atual conjuntura da nossa sociedade e pela demanda por segurança pública eu não tenho dúvida que este ato é muito representativo e nos alegra poder prover um reforço na segurança pública, por meio deste governo”, destaca.

O secretário da Defesa Social Wellington Cardoso aproveitou para agradecer todo o apoio que a secretaria recebeu durante o processo de formação dos novos guardas e o investimento de quase R$ 1 milhão que o governo fez na instituição, destinados para a compra de armamentos, coletes balísticos e melhoria da frota. Cardoso é enfático ao dizer que a corporação está pronta para o embate. “Estamos no caminho para atingir o nível desejado. Este será o resultado da soma de investimentos em equipamentos, qualificação profissional e vontade de servir”, enfatiza o secretário.

Marcelo Neves de Oliveira, comandante da GM, explicou que a preparação do guarda atualmente é baseada da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O curso teve duração de três meses e composto por quarenta disciplinas entre as quais se destacaram temas sobre polícia comunitária, gerenciamento de crises, emprego de equipamentos letais e não letais, ética profissional, criminalística, entre outros. “Com esse efetivo vamos melhorar a prestação e atender a grande demanda solicitada principalmente para apoiarmos serviços públicos municipais”, esclarece. O comandante salienta que a sociedade pode esperar uma Guarda preparada, motiva e com qualificação para servir o cidadão uberabense.

Desde o início de suas atividades em 2010, a instituição tem atuado na proteção do patrimônio público municipal, patrulhamento preventivo escolar, apoio as ações do departamento de posturas municipal, ronda social e preventiva, além de ações conjuntas com as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, entre outros.

Na ocasião os formandos homenagearam o superintendente de Defesa Social, coordenador pedagógico e patrono do curso, o 2º Tenente PM Carlos Alberto Barbosa Siqueira pela dedicação ao processo de formação dos mesmos. A nova turma leva o seu nome.

Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar