Bio Dicas!
|
 |
Alimentando os beija-flores
|
Os beija-flores nos encantam pela beleza de suas cores e por conseguirem pairar no ar e voar para trás. Possuem uma língua longa, protrátil e bitubular com a qual coletam o néctar das flores. São importantes polinizadores!
Uma prática comum é oferecer água com açúcar em garrafinhas para eles. O açúcar não faz mal aos beija-flores, e não há estudos conclusivos se tal prática afeta a polinização das flores.
Porém, a fermentação do açúcar que sobra nas garrafinhas pode levar a proliferação de bactérias e fungos que causam doenças nos beija-flores.
DICAS!
-
lave todos os dias a garrafinha com ajuda de uma escova e troque a água.
-
A quantidade de açúcar a ser utilizada é de duas colheres de sopa rasas para a quantidade de água que couber na garrafinha.
-
Evite o uso das garrafinhas na primavera: O melhor alimento para os beija-flores, ainda é o néctar das flores!
|

|
A criação de animais
|
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9605/98) capturar animais silvestres na natureza para mantê-los como animais de estimação é ILEGAL!! Mas, é possível adquirir um animal da fauna brasileira em um criatório comercial devidamente registrado no IBAMA.
DICAS!
-
Procure mais informações no site do IBAMA. Pense bem antes de decidir-se em criar um animal, silvestre ou doméstico, eles possuem necessidades as quais devemos estar atentos.
-
Os cuidados veterinários são indispensáveis, tanto quanto uma boa alimentação, abrigo e muito carinho!
-
Uma boa alternativa é a adoção de cães e gatos abandonados.
|

|
Cortes e podas de árvores
|
O corte e a destoca de árvores em Uberaba devem ser autorizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM. A poda não necessita autorização, mas tem um limite do quanto pode ser podado (30% do volume total da copa).
Árvores no quintal ou na calçada, são responsabilidade do proprietário do imóvel, ainda que a árvore seja um bem coletivo!
Árvores localizadas em praças, áreas verdes, parques e canteiros centrais são de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba.
Apenas em casos emergenciais ou de risco o Corpo de Bombeiros pode cortar ou podar árvores.
DICAS!
-
Quando precisar cortar ou fazer a destoca (retirada do toco com as raízes) de uma árvore, entre em contato com a SEMAM.
-
Quando for plantar uma árvore, independentemente do local, informe-se sobre a espécie adequada. Assim, evitaremos seu corte no futuro! Lembrem-se: “árvore certa no local certo”.
|

|
População problema
|
De forma geral, uma população-problema pode ser entendida como aquela cujo tamanho encontra-se acima do desejável. A disponibilidade de alimento, abrigo, condições favoráveis para reprodução, ausência de predadores entre outros fatores, permitem que uma população cresça a tal ponto que gera sérios problemas, sendo um deles, a transmissão de doenças.
Alguns exemplos: pombos, caramujo africano, micos.
-
Os pombos são vetores e disseminadores de doenças, além de causarem danos a monumentos, carros etc., pelas fezes e urina.
-
O caramujo africano (na verdade caracol), embora não haja relato de transmissão de doenças para o homem no Brasil, são vorazes herbívoros, monoicos e depois de mortos sua concha pode abrigar água e servir de local para a reprodução do Aedes aegypti.
-
Os micos destroem ninhos de aves e podem ser vetores de doenças (zoonoses), como o herpes e a raiva.
DICAS!
-
Não é por causarem danos que devemos sair por aí matando os pombos e micos da cidade! Vamos, antes, verificar nossos hábitos! Quanto de comida deixamos nas lixeiras ou oferecemos aos animais? Quantos abrigos criamos para eles?
-
Acondicione corretamente o lixo e você vai contribuir para a solução deste problema.
-
Quanto aos caramujos, recolha-os com ajuda de luvas ou sacolas plásticas, esmague-os e enterre com cal.
|

|
Recursos naturais X crescimento populacional
|
Por recurso natural devemos entender qualquer substância ou fator que os seres vivos, as populações e os ecossistemas necessitam para se manterem.
Os recursos naturais podem ser classificados em RENOVÁVEIS e NÃO-RENOVÁVEIS.
Os recursos naturais renováveis são aqueles continuamente renovados, graças aos ciclos biogeoquímicos.
Os recursos não-renováveis não são renovados e se tornam indisponíveis após o uso.
Quanto mais cresce a população mundial, mais recursos naturais serão necessários para atender as necessidades da humanidade.
Você sabia que mais de 80% da energia primária utilizada pelo homem provém de fontes não-renováveis?
DICAS!
-
Economize água e energia.
-
Use mais a bicicleta e o transporte público.
-
Aproveite e recicle tudo que for possível.
-
Seja um consumidor consciente.
-
Não desperdice alimentos.
-
Reduza, Reutilize e Recicle!
|

|
Biodiversidade, o que é?
|
Embora não haja uma definição amplamente aceita, a maioria das pessoas entende que seja a variedade de seres vivos.
Uma definição interessante e que vem sendo adotada por muitos estudiosos é: “diversidade de genes e seres vivos de um ecossistema”
Tão importante quanto saber um conceito apropriado, é entender a importância da biodiversidade e suas ameaças, afinal, o Brasil é um
país megabiodiverso!
O que significa que possuímos uma grande diversidade de seres vivos e de ecossistemas que precisamos conhecer e preservar.
Além disso, precisamos lembrar que nos biomas brasileiros, especialmente o Cerrado e a Mata Atlântica possuem espécies endêmicas, ou seja, espécies restritas a uma única região. Assim, ao interferir negativamente em determinados biomas, estamos contribuindo para a extinção destas espécies.
DICAS!
-
Procure conhecer as espécies que compõem nossa fauna e flora.
-
Não adquira produtos de origem silvestre sem a comprovada origem legal.
|

|
Ameaças à biodiversidade
|
Entre os fatores que ameaçam a biodiversidade, merece destaque:
-
A perda de habitat é considerada a maior ameaça. Por hábitat, devemos entender como o local, em um ecossistema, onde vive uma espécie e onde ela encontra as condições necessárias à sua sobrevivência.
-
A fragmentação de hábitat dificulta a busca por recursos naturais e leva a endogamia, ou seja, ao acasalamento entre indivíduos aparentados, o que afeta a variabilidade genética.
-
A poluição ambiental também pode eliminar muitas espécies de uma comunidade biológica. Alguns dos principais poluentes são: os pesticidas, dejetos industriais e esgotos domésticos.
-
A introdução de espécies exóticas, cuja ausência de predadores as favorecem; além disso, as espécies exóticas competem com as espécies nativas levando vantagem, o que afeta negativamente as espécies nativas.
DICAS!
-
Preserve a vegetação local;
-
Não adquira espécies silvestres sem a correta procedência;
-
Se for explorar espécies nativas, faça de forma correta, com estudos, autorizações e sem superexplorá-las.
-
Evite poluir o solo, o ar e a água.
-
Não introduza espécies exóticas sem antes avaliar as possíveis consequências e a autorização dos órgãos competentes.
|

|
Mata ciliar
|
Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Outros nomes utilizados são: mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
A mata ciliar, como o nome indica, lembra os cílios que protegem nossos olhos, só que ela protege os cursos de água. Veja algumas de suas funções:
-
Permite a infiltração e o armazenamento da água das chuvas no lençol freático.
-
Protege os cursos de água da erosão e do assoreamento.
-
Abriga os predadores das pragas que podem atacar as lavouras.
-
Atua como corredor ecológico natural.
-
Atua como reduto de avifauna.
-
Fornece alimento aos peixes.
-
Impede o escoamento direto de agrotóxicos das lavouras para a água.
DICAS!
-
Denuncie aos órgãos competentes ações de desmatamentos e de movimentação de solo que possam afetar nascentes, córregos, riachos etc.
-
Em caso de recuperação de mata ciliar, siga orientações técnicas e jurídicas.
|

|
Corredor Ecológico
|
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, Lei no 9.985 de 18/07/2000, corredores ecológicos são porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.
DICAS!
-
O corredor ecológico permite o trânsito de espécies de fauna e flora entre as matas interligadas.
-
O corredor ecológico para atender seus fins, deve ser planejado.
|

|
Piracema
|
De acordo com Instituto Estadual de Florestas – IEF/MG, a palavra piracema é de origem tupi e significa “subida de peixe”. Referindo-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para a desova e alimentação.
A piracema acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre novembro e fevereiro.
DICAS!
-
A pesca, mesmo amadora, requer cadastro junto ao IEF, que emite uma “carteira de pesca”.
-
Fiquem atento, todos os anos o IEF publica portaria regulamentando a pesca no período da piracema.
|

|
Animais peçonhentos e animais venenosos
|
É muito comum utilizar os termos peçonhento e venenoso como sinônimo, mas, para a biologia, há diferença. PEÇONHENTO, é o animal que produz peçonha e dispõe de estrutura para inoculá-la (aparelho inoculador). É caso das serpentes, escorpiões, abelhas etc. VENENOSO, produz veneno, mas não possui aparelho inoculador, provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).
DICAS!
-
Não toque em animais desconhecidos, mesmo que esteja usando luvas.
-
Nunca introduza o braço ou a mão em fendas, tocas ou frestas.
-
Não nade em locais desconhecidos.
-
Mantenha a grama e a vegetação arbustiva sempre limpa e aparada.
-
Mantenha limpos os terrenos baldios ao redor das residências.Manipule roupas e calçados velhos com cuidado, são bons esconderijos.
-
Olhe com atenção o caminho ou trilha que estiver seguindo.
-
Cuidado com animais de cores berrantes: é aviso de perigo!
-
Caso depare com uma serpente, afaste-se com cuidado, sem pânico. Entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar do Meio Ambiente, caso haja risco de acidentes.
-
NUNCA MATE serpentes! São animais da fauna brasileira e, por isso, é crime!
|

|
Coruja dá azar?
|
Acredite, azar é ficar sem as corujas. Muitas delas são importantes no controle de ratos, serpentes e insetos. Ao exterminá-las, podemo afetar o equilíbrio na cadeia alimentar e provocar desequilíbrio ambiental.
Essa estória de que coruja dá azar parece ter originado entre os Romanos. Melhor mesmo é ficar com os gregos que as consideravam o símbolo da sabedoria.
DICAS!
-
Matar corujas é crime ambiental.
-
Nem todas as corujas são noturnas, a coruja buraqueira, por exemplo, é de hábito diurno.
-
Como forma de defesa, a coruja “infla” o corpo ao eriçar as penas e estala o bico na tentativa de amedrontar o predador. Alguns filhotes emitem também chiados estridentes, como os da suindara.
|

|
Logística reversa
|
De acordo com a Lei no 12.305, de 02/08/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
DICA!
-
Fique atento a esta prática!
-
Descarte corretamente pilhas e baterias.
|