ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta sexta-feira (27) foi entregue pela administração Paulo Piau a reforma da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e inaugurado o Geossítio Santa Rita, que é o quarto do Geopark Terra de Gigantes de Uberaba. “Esse foi um dia memorável em razão de muitas notícias de investimentos na cidade e a entrega dessas duas obras de extrema importância para a Educação e o Turismo. Quando entregamos algo tão positivo para engrandecer Uberaba, todas as dificuldades e críticas ficam para trás e fica a satisfação de estar prefeito dessa cidade”, destacou o prefeito.
Segundo o Piau esse é mais um passo para a obtenção da chancela da Unesco para reconhecimento de Uberaba como uma cidade definitivamente turística, com um patrimônio geológico internacionalmente reconhecido e rico, assim como uma porta de entrada para os diversos outros segmentos turísticos da cidade.
Se acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, Uberaba é uma terra de gigantes, que além das riquezas ainda tem as pessoas lembrando que os recursos para a realização do projeto foram oriundos de contrapartida de empresas como a Agronelli que destinou recursos para o Geopark, seja no Geossítio, como na Maria Fumaça recentemente inaugurada.
Segundo José Renato, o Geossítio Santa Rita além da divulgação de uma das nossas forças turísticas, vai também contribuir para a revitalização do centro. “A atual administração voltou sua atenção para as possibilidades de negócios abertas pelo turismo, gerando assim emprego e renda”, disse.
O projeto Geopark Uberaba, busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019. Existem apenas 140 Geoparques em todo o mundo.
O Geossítio Santa Rita interligará a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal. Sendo um elo do turismo religioso. Além dos geossítios do Zebu, Museu Chico Xavier e o Paleontológico.
A secretária adjunta do Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, pontua que há 80 milhões de anos no Geossítio Santa Rita morreu um titanossauro e o úmero dele ficou fossilizado na rocha mãe que está na entrada do complexo turístico. Nesse local, que hoje está devidamente protegido, o paleoartista Rodolfo Nogueira fez uma réplica do animal a partir do fragmento encontrado fossilizado, reconstruído o animal como um todo. Da mesma forma ele está confeccionando outras três réplicas de animais pré-históricos que viveram na região e estarão expostos no Geossítio. Assim foi projetado o complexo, construído em torno do fóssil, conforme afirmou.
O local oferece ainda uma Geoloja de souvenirs que vai promover os artistas e o artesanato local e em breve um Café. Além disso o complexo é formado por um jardim parque que vai oferecer um circuito pedagógico e científico para as crianças e adultos que queiram conhecer um pouco mais das riquezas geológicas de Uberaba.
A diretora de Turismo da Sedec, Aparecida Basílio informou que já estão funcionando o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Geoloja, que até ser ocupada com o vencedor da licitação em curso, apresentará produtos de artesãos uberabenses. Um Catálogo de Geoprodutos servirá para divulgação dos artesãos locais, que irão confeccionar produtos que refletem a identidade territorial do Geopark Uberaba.
Segundo a chefe da Seção de do Departamento de Cultura da FCU, Karina de Oliveira os artesãos foram convidados a participar do Projeto Geopark através de um Catálogo onde estarão retratados suas criações. Esses produtos foram fotografados pelo fotógrafo da Fundação Cultural Flávio Salge. “Produtos que contam a história da nossa mineiridade, com artesanatos elaborados com materiais de sustentabilidade”.
A Fundação Cultural está muito engajada em ajudar o artesão , fomentar a cultura e enaltecê-la, mostrando que essa gestão apoia o ser humano que está ali produzindo. “Portanto, o nosso principal objetivo é ajudar o artesão, fomentando a arte”, concluiu Karina.
Jorn. Maria Cândida Sampaio
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000