ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prefeito anunciou aumento no vale cidadania do programa “Varrição Social”
Com o objetivo de melhorar a limpeza da cidade e conhecer através dos colaboradores as principais dificuldades encontradas no dia-a-dia nas ruas, o prefeito Anderson Adauto reuniu-se com os varredores contratados da empresa Uberaba Ambiental e os voluntários do programa “Varrição Social” da Prefeitura Municipal.
Os profissionais da varrição colocaram ao prefeito a necessidade de mais lixeiras na cidade, de uma campanha de conscientização da população sobre os dias e horários da coleta de lixo, sobre o excesso de materiais de construção nas calçadas e ruas e da necessidade de novos materiais para trabalhar.
Após ouvir as colocações, Anderson Adauto anunciou que será feita uma cartilha para ser distribuída nas residências e uma campanha na TV, explicando o trabalho da varrição e com as leis do código de limpeza urbana.
O prefeito ainda solicitou aos varredores que passem aos seus coordenadores onde estão os problemas e os excessos na cidade, como por exemplo, moradores que colocam lixo no dia errado, jogam entulhos em terrenos, materiais de construção nas calçadas, bares que deixam copos descartáveis espalhados, etc.
Segundo Anderson, será montada uma rede de informações e haverá uma pessoa específica para acolher e distribuir as demandas aos departamentos responsáveis. “Esse processo de manter a cidade limpa é de todos”, pontuou.
Como houve aumento do salário mínimo, o prefeito ainda anunciou um acréscimo no vale cidadania, de R$ 150 para R$ 170, a partir do mês de abril. A varrição social é um projeto que reúne 290 pessoas voluntárias que trabalham de forma rotativa nos bairros, 12 dias por mês e quatro horas diárias.
Como retribuição pelo trabalho desenvolvido, os participantes recebem um ticket (vale cidadania), que é um benefício a título de complementação de renda. Vale ressaltar que o ticket não pode ultrapassar 1/3 do salário mínimo, para não excluir os participantes dos Programas Sociais do Governo Federal.
Anderson Adauto também divulgou que no próximo mês os varredores contarão com um par de tênis e se comprometeu a providenciar protetor solar e um espeto para recolhimento de copos e papéis, bem como a manutenção dos carrinhos e a reposição das ferramentas de trabalho (vassouras e sacos de lixo).
Além dos voluntários do programa “Uberaba Limpa Todo Dia”, integrantes do Projeto de Varrição Social, outras 90 pessoas trabalham contratadas na limpeza da cidade através da empresa Uberaba Ambiental.
Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, o coordenador do programa “Uberaba Limpa Todo Dia”, Carlindo Ferreira de Oliveira e o responsável pela varrição através da Uberaba Ambiental, João Ricardo Pessoa Vicente.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h