ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Obras como a Planta de Amônia e a duplicação da BR 262 entre Uberaba e Nova Serrana têm realização garantida por meio dos recursos previstos no PAC 2. Afirmação é do Subchefe Adjunto de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e Coordenador Executivo do PAC, o uberabense Maurício Muniz, que realizou, na manhã desta terça-feira, palestra sobre o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2 no anfiteatro da Prefeitura. Na ocasião ele recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal, juntamente com o ex-presidente do Codau, José Luiz Alves.
Durante a palestra, Muniz explicou quanto e como será investido o dinheiro disponível para o PAC 2. Foi apresentada uma parte dos projetos pré-selecionados para que as pessoas o conhecessem, principalmente aqueles da região do Triângulo Mineiro.
O subchefe também esclareceu que toda a parte urbana e social do PAC 2 só será selecionada a partir da apresentação de projetos das prefeituras.
As áreas nas quais as prefeituras podem apresentar projetos são as de saneamento, água, mobilidade, este estando relacionado a transporte e pavimentação, e também na área de educação e saúde.
Maurício ressaltou também que os projetos de construção da fábrica de amônia e uréia e a duplicação da BR 262 até Nova Serrana já estão aprovados e serão realizados pela Petrobrás e Ministério dos Transportes respectivamente. Já o trem bala está em processo de estudo de viabilidade. Para as cidades pequenas, o apoio do PAC 2 é na área de saneamento, água, pavimentação, educação, deixando a responsabilidade das áreas de energia e rodovia para o Governo Federal.
O subchefe esclarece que se os projetos apresentados pela prefeitura corresponderem a todos os requisitos exigidos, e atenderem realmente as necessidades da população, eles terão grande probabilidade de aprovação.
“As prefeituras, se tiverem um projeto de qualidade, tiver o projeto básico, com licenciamento, se o projeto estiver adequado e atender a população que realmente precisa daquela demanda, é praticamente certo que os recursos virão”, explica Maurício Muniz.
O evento, que ocorreu no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, contou com a presença dos prefeitos das cidades de Campo Florido, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba e Planura.
O Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2, lançado no dia 29 de março pelo governo federal, prevê investimentos totais de R$ 1,59 trilhão a partir de 2011, que serão gastos na área de transporte, obras de saneamento, prevenção em área de risco, mobilidade urbana e pavimentação e ainda investimentos para os programas Minha Casa Minha Vida, Cidade Melhor e Comunidade Cidadã, que prevê obras de pronto atendimento de saúde, unidades básicas de saúde, creches, pré-escolas, quadras esportivas nas escolas, praças e postos de polícia comunitária.
Além da palestra, na primeira parte do evento, Maurício Muniz e José Luiz Alves, ex-presidente do CODAU, foram homenageados com o diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento aos trabalhos realizados por eles em favor de Uberaba.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h