ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Transformar São Basílio em uma forte comunidade produtora de alimentos da agricultura familiar. Esse foi o objetivo de reunião entre membros da recém eleita diretoria da Associação de Proprietários de Chácaras daquela localidade e o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, realizada esta semana.
O local, com 350 hectares, tem atualmente 150 moradias e suas terras são especiais para a produção de hortaliças em geral.
Durante o encontro ficou acordado que aqueles que já produzem alimentos continuarão recebendo apoio e assistência técnica da Sagri, mas que é fundamental a criação de um grupo de produtores com um plano de produção sequenciada no sentido de que haja uma produção variada para atender o Banco de Alimentos.
Para esse grupo específico também será disponibilizada assessoria agronômica e de máquinas para a produção de hortaliças e frutas. Também a Sagri viabilizará o transporte da mercadoria para aqueles que não possuem veículos próprios.
O secretário explicou que anualmente cada produtor poderá vender até R$ 4.500 por ano para o Banco de Alimentos, fora os produtos para a merenda escolar podendo o valor chegar até R$ 8 mil por produtor/ano.
“Temos que incentivar os pequenos produtores da agricultura familiar a investirem em suas produções de frutas e hortaliças para abastecerem o Banco de Alimentos e, consequentemente, aumentarem suas rendas”, destacou Guimarães.
Segundo ele, a Sagri está empenhada em garantir assessoria técnica e de máquinas para o preparo do solo e transformar o local em um grande produtor de alimentos.
Participaram da reunião, a presidente da Associação Maria Elza Pires, a vice-presidente Sandra Rosa e o diretor secretário Marcos Garcia Fernandez.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000