ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Na noite desta quarta-feira (30) os oito Pontos de Cultura aprovados pelas Comissões Técnica e de Mérito, conforme previa o edital de seleção da Rede de Pontos de Cultura de Uberaba assinaram o convênio para repasse da verba.
Durante a solenidade de assinatura dos convênios os pontos fizeram uma pequena demonstração de seus projetos e falaram sobre o que esperam da Rede de Pontos. Para Tânia Mara Garcia da Silva, coordenadora do projeto “No Caminho dos Saltimbancos”, a Rede vai tangenciar a cultura na cidade. O projeto que Tânia coordena tem como base a capacitação de jovens da periferia, com o desenvolvimento de um trabalho de percepção sobre o que é o teatro. O projeto irá oferecer oficinas de leituras de peças, concepção de figurino, iluminação e pretende mostrar a esses jovens os bastidores do teatro, fazendo com que eles se interessem e sejam capacitados a montar uma peça teatral completa, além de desenvolverem sua percepção e se tornarem melhores leitores.
A Rede de Pontos de Cultura é a principal ação do Programa Cultura Viva. Com o lançamento do Mais Cultura - maior programa do MinC para os próximos anos e que está inserido no PAC Social (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal - novos editais para seleção de Pontos de Cultura puderam ser realizados em parceria com governos estaduais e prefeituras. Em Uberaba a Fundação Cultural é a responsável pela coordenação dos trabalhos, desde a formulação do edital até a supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade. Para Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, a entidade tem que deixar de ser realizadora de ações culturais na cidade e se tornar fomentadora e incentivadora. “Quem faz cultura é o povo e não o governo. A Rede de Pontos esta aí pra isso, pra fomentar e financiar os projetos que já existem na cidade. O nosso papel é dar suporte para que eles tenham condições de levar seus projetos adiante” ressalta Mateus.
Além dos representantes de cada projeto também estiveram presentes na assinatura dos convênios o presidente da Câmara Municipal, Lourival dos Santos, o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Carlos Godoy e o Coordenador do Curso de Comunicação Social da Uniube e conselheiro da Fundação Cultural, André Azevedo da Fonseca.
Cada projeto selecionado receberá R$ 180 mil, divididos em três parcelas de R$ 60 mil por ano, prestando contas ao fim de cada ano à Fundação, que, por sua vez, repassará ao Ministério da Cultura. A FCU tem até 30 dias para repassar a verba a cada ponto a partir da assinatura do convênio.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h