ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta sexta-feira (23), a partir das 14h, no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal, acontece o I Encontro da Piscicultura de Uberaba e Região, que contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.
O evento, que é direcionado a prefeitos, secretários municipais, sindicatos, cooperativas, produtores e empresários do setor, têm por objetivo proporcionar às iniciativas públicas e privadas a oportunidade de maior integração e conhecimento da realidade do mercado, assim como o inventário das potencialidades da região de Uberaba.
Dentro da programação, após a abertura, o ministro recebe o título de cidadão uberabense pela Câmara Municipal e assina o Termo de Cooperação com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) do Projeto CIPAQ – Centro Integrado da Pesca e Aquicultura.
Em seguida, o encontro conta com apresentação de painéis como a “Política do Ministério da Pesca para o setor de aquicultura e pesqueiro”, a ser apresentado por representante do MPA, o “Panorama atual da aquicultura no Brasil com foco na região de Uberaba”, onde João Lorena Campos, o engenheiro agrônomo e mestre em aquicultura fala do cenário da atividade aquícola a nível de produção, de processamento e mercado, assim como as perspectivas futuras do setor e “Apresentação do inventário da potencialidade regional”, que abordará a capacidade e geração de renda nos município do entorno de Uberaba em um raio de 150km, apresentado por Paulo Cezar von Kruger, engenheiro de Aquicultura.
Segundo o secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, a região como um todo, tem um grande potencial para a produção de pescado, especialmente de tilápias, de uma maneira bem moderna, através de confinamentos. E, o Ministério da Pesca disponibiliza recursos materiais, institucionais e profissionais, para que regiões, como a de Uberaba, possam implementar negócios de produção de peixe.
Para ele, a visita do ministro é de grande importância, pois a cidade necessita deste apoio de recursos do Governo Federal. “Por parte do município, a Prefeitura tem colocado à disposição desses produtores todo tipo de assessoria, mas falta um abatedouro/frigorífico para que, com o que dispomos e mais o apoio do IFTriângulo, que tem um núcleo regional de pesquisa e fomento à atividade aquícola e pesqueira, possamos o quanto antes materializar essa produção de forma empresarial”, explica Guimarães.
O evento, que tem previsão de encerramento às 17h, é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio das Secretarias de Agricultura e também Desenvolvimento Econômico, Governo Federal, com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, e Câmara Municipal e conta com o apoio da Amvale – Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande.
Mais informações pelos telefones 3318-0497, 3318-0443 e 3318-0508.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h