ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Dos 853 municípios mineiros apenas 62 fazem parte do Programa Queijo Minas Artesanal, criado pelo governo do Estado. O programa significa uma marca do queijo produzido pelos municípios que, por razões culturais e históricas, produzem queijo tradicionalmente com práticas aprimoradas, garantindo um produto com certificação de qualidade. E, Uberaba está a um passo de fazer parte desse programa, de acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães.
Apesar dos vários quesitos exigidos para que o município seja incluído na região ou zona queijeira do estado, Guimarães garante que Uberaba preenche todas as exigências. “Sabe-se que o município, por ter como predominância a pecuária bovina, a produção de queijo começou no início do século passado quando os fazendeiros importavam animais, principalmente da raça zebuína. E essa produção só foi ampliando”, destaca o secretário.
Segundo ele, a estimativa é a de que Uberaba tenha hoje cerca de 300 produtores de queijos, sendo que a grande maioria produz para o consumo próprio, vendendo o excedente. Com o apoio da Emater, através do seu coordenador técnico estadual, Álbany Árcega, a Sagri está elaborando um projeto para ser encaminhado ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), apresentando todas as potencialidades do município neste setor.
“Uberaba é o 10º maior produtor de leite do país, com uma produção que chega a 80 milhões de litros de leite por ano. E isso favorece a produção de queijo em grande escala. Com esta e outras informações sobre a nossa região vamos atestar a capacidade do município para ser incluído no programa”, explica o titular da Sagri.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h