ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Publicado na semana passada, o resultado do levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) 2008 traz Uberaba entre os dez municípios brasileiros com o maior valor adicionado bruto da agropecuária.
O PIB é o resultado de toda a riqueza movimentada no município, seja na área de produção, comercialização e serviços, entre outros.
Em 2007, Uberaba ocupava a quinta posição e atualmente caiu para a nona posição, mas com uma participação maior, passando dos R$ 435 milhões para R$ 505 milhões.
De acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, a queda no ranking se deu em função de que em 2008 estavam sendo implantadas no município as lavouras de cana de açúcar em substituição às lavouras de soja e que não deram corte naquele ano, além do que a soja deixou de ser colhida.
“A maior participação se deu, especialmente, pela maior produtividade das lavouras de grãos e porque Uberaba continua ampliando a diversificação das atividades do meio rural como é o caso da própria horticultura empresarial na produção de cenoura, cebola, beterraba, batata e tomate”, explica Guimarães.
Ele ressalta que “é preciso considerar também que a pecuária melhorou a sua eficiência produzindo mais bezerros e leite por hectare/ano em função da pressão exercida pelas lavouras de grãos e de cana de açúcar”, diz ele.
Para o secretário de Agricultura, essa posição de Uberaba é muito importante visto que apenas dois municípios mineiros estão entre os trezes primeiros municípios com os maiores valores adicionados brutos.
O outro município de Minas é Unaí que ocupa a sexta posição.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h