ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Os procedimentos para a retirada das peças que compõem o poço tubular profundo do Centro de Reservação 6 do Codau, localizado no bairro Olinda começaram nesta quarta-feira, dia 31 de agosto. A paralisação do bombeamento do poço aconteceu desde a última sexta-feira, dia 26 de agosto. A avaliação inicial da falha já foi diagnosticada. Trata-se de defeito em alguns mancais que apresentaram desgaste no revestimento e quebra de sua estrutura metálica.
Com isto será necessário então retirar todas as 134 colunas que sustentam os mancais e mais a bomba, que está há a cerca de 500 metros de profundidade.
Com base no planejamento inicial da equipe técnica especializada, contratada pelo Codau, que não pode chegar antes à Uberaba, pois se encontrava em atendimento a outro cliente no Estado do Mato Grosso, é que para toda a operação de desmontagem e remontagem dos equipamentos serão necessários nove dias de trabalho. Portanto, até a quinta-feira da próxima semana, dia 8 de setembro.
Em paralelo, já estão sendo listadas e solicitadas as peças do fabricante para a devida reposição e finalização do trabalho dentro do prazo previsto.
José Luiz Alves, presidente do Codau, informou que um engenheiro mecânico e um professor, ambos da Universidade Federal de Uberlândia trabalham na investigação técnica visando levantar as razões da repetição desta falha mecânica no poço. Eles entregarão para a autarquia um laudo técnico, que posteriormente será usado em ações de cobrança de responsabilidades. A outra falha no sistema do poço aconteceu em maio deste ano.
Em relação ao abastecimento dos bairros da região noroeste da cidade, o Codau informa o seguinte: a equipe de engenharia do Centro Operacional ajustou o plano de distribuição de água para os setores afetados, tendo em vista a necessidade de respeitar a recuperação dos níveis de segurança dos reservatórios, localizados nos Centros de Reservação 6, (Olinda) 9 (Aeroporto) e 8 (Parque das Américas) que são interligados. Por isso, os horários de distribuição deixaram de ser fixos, como estava acontecendo anteriormente. Entretanto, todos os bairros serão abastecidos em algum momento das 24 horas do dia, de acordo com decisões técnicas. Nova campanha de divulgação deste esquema já está na mídia.
Para reduzir os transtornos o Codau está distribuindo água em caminhões pipa nas áreas mais críticas, nos três períodos do dia. Estas regiões estão localizadas principalmente nas partes mais altas da área de influência do poço. Isso é possível acontecer dentro de um mesmo bairro. A distribuição para os imóveis das ruas mais baixas se dá normalmente, enquanto que em ruas mais acima a falta de pressão na rede impede a chegada da água. Este problema está sendo contornado com a distribuição de água pelos caminhões pipa. A população é avisada por um esquema de motossom que está circulando nas áreas onde é necessário oferecer este atendimento emergencial.
Os bairros afetados são: Olinda, Universitário, Beija Flor, Morumbi, Alfredo Freire, Planalto, Tutunas, Grande Horizonte, Parque Hyléia, Morada Du Park, Copacabana, Santa Maria, Santa Marta, Parte do centro, Mercês, Parque das Américas, Jd. Induberaba, Cidade Ozanan, Pacaembu, parte do DI-I, Recanto das Torres, Jd. das Palmeiras, Dom Eduardo, Jd. Canadá, Serra do Sol, Jd. Uberaba, Serra Dourada, Pontal, Umuarama, Vila Celeste, Jd. Sete Colinas, Morada das Fontes, Irmãos Soares, Estrela da Vitória e Volta Grande.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h