ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, assinaram nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, o contrato com a empresa que executará as obras de reforma e modernização das Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II e construção da ETA III. A empresa Comim Construtora Ltda, de Belo Horizonte, que venceu pelo valor global de R$ 49.609 milhões foi representada pelo diretor Júlio César Soares.
No evento o prefeito Anderson Adauto ressaltou que os governos anteriores conviveram com os problemas das enchentes e da seca, mas que na gestão atual a solução definitiva para tais demandas foram dadas com a assinatura do contrato e mais as obras de macrodrenagem que estão em andamento. ‘Tenho alegria e orgulho de ter permitido a solução para estes problemas, a cidade tem qualidade de vida e faltava dar uma solução definitiva para isto. Este é um marco, uma mudança de paradigma para a Uberaba’.
José Luiz afirmou que estas intervenções nas estações de água, previstas no escopo do Projeto Água Viva, em definitivo estabelecerão uma solução duradoura para a cidade na questão de abastecimento público.
‘Esta obra traz segurança para os próximos 25 anos, tornando o município atrativo para novos investimentos, já que as mudanças garantirão aumento da capacidade de tratamento de água para uma cidade de até 540 mil habitantes’, assegurou José Luiz.
A programação de execução das obras seguirá o seguinte cronograma – até julho de 2012 a III estação deverá estar concluída. As obras começam dia 10 de outubro. A estação nova receberá subestação elétrica, um tanque de mistura rápida que atenderá às três estações de tratamento, tanque de floculação, outro de decantação e o de filtragem. Em paralelo, serão também erguidos uma elevatória de água tratada e um tanque de contato para o cloro, um dos produtos químicos usado no tratamento.
Após a entrada em operação da ETA III, logo em seguida será dado início à reforma da ETA I, construída em 1940 e após sua conclusão será iniciada a reforma da ETA II, construída na década de 70. Com este complexo a capacidade de tratamento de água sairá dos atuais 900 l/s para 1.700 l/s.
Estiveram presentes na assinatura do contrato vários representantes de associações de bairros e presidentes de partidos políticos. O evento foi acompanhado pela imprensa de Uberaba.
Adutora Rio Claro – Outro projeto que contempla o sistema de abastecimento de água será a construção da adutora de água do rio Claro que ligará o manancial diretamente à Estação de Tratamento de Água (ETA). A adutora permitirá aumentar a captação de água dos atuais 900 l/s para 1.700l/s.
O projeto foi selecionado para receber financiamento do PAC – II com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) – estimados em R$ 58 milhões - e este mês deverá ocorrer a contratação dos recursos junto à CEF para, logo em seguida, ser liberada a licitação da obra.
José Luiz ressalta que a adutora também é de fundamental importância para a cidade, pois dará mais autonomia em relação à produção de água e mais flexibilidade operacional, já que a cidade contará com três fornecimentos de água distintos – o rio Uberaba, o rio Claro e os 3 poços profundos que auxiliam na produção de água.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h