ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O acordeonista sul-mato-grossense, conhecido como o "Rei do Chamamé", Dino Rocha, e Grupo se apresentam por meio do circuito Sonora Brasil – Sotaques do Fole, no próximo domingo, 20, às 20h, na pç. Estevam Pucci, Fabrício. O evento é grátis e a promoção é do Sesc (Serviço Social do Comércio).
Dino desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos nove anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los Cinco Nativos, de Ponta-Porã (MS).
Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição.
Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência, Dino se apresenta com seu acordeão de 120 baixos. O repertório trará a tradição musical do Mato Grosso do Sul, que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos 19 e 20 até os dias de hoje, incluindo composições autorais.
Sonora Brasil
O Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Ele tem como objetivo difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial.
Em 2011, estão se realizando 420 concertos em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e visa a formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.
Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto Sonora Brasil apresentará dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – a serem desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.
Neste ano, o primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Com essa nova metodologia, o projeto passa a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h