WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/11/2011 - TEU vira ‘Casa de Bamba’ no sábado para comemorar o Dia do Samba

“Em Casa de Bamba, Sua Majestade o Samba” é o espetáculo a ser apresentado pelo Coral Cidade de Uberaba no próximo sábado, às 20h, no TEU (Teatro Experimental de Uberaba Augusto César Vanucci). O show, com 17 músicas, ao som de violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, tamborim e flauta transversal, dança e vídeos, além de cenário alusivo, é comemorativo ao Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro. O coral é da Fundação Cultural e é regido há 12 anos pela professora Marly Gonçalves Costa.
 
A trindade cultural da casa – sala, cozinha e terreira - de Tia Ciata será encenada, demonstrando o ambiente no qual originou e se desenvolveu o samba, considerado a maior expressão cultural do Brasil. Ciata é uma figura importante da cultura da Bahia no Rio de Janeiro (RJ). Líder das tias baianas, além de ser precursora da prática de vendas de quitutes e comidas típicas baianas nas ruas da então capital brasileira. Ela realizava encontros, festas, bailes, saraus e rodas de samba. A ala das baianas, nos desfiles de Carnaval, é uma homenagem a ela.
 
Vinte vozes interpretam o seguinte repertório: “Lá na Casa da Tia Ciata”, de Luiz Américo, “Eu Sou o Samba”, de Zé Kéti, “Alguém Me Avisou, Sonho Meu”, de Ivone Lara e Delcio Carvalho, “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, “Samba da Bênção”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, “O Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi, “Samba do Arnesto” e “Tiro ao Álvaro”, de Adoniram Barbosa, “Não Vou pra Casa”, de João Gilberto, “Canto das Três Raças”, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, “Conversa de Botequim, de Noel Rosa e Vadico, “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, “Desde que o Samba É Samba”, de Caetano Veloso, “Marambaia”, de Henricão e Rubens Campos, “Não Deixe o Samba Morrer”, de Edson Gomes da Conceição e Aloísio, “Coração em Desalinho”, de Ratinho e Monarco, “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa, além de músicas de Cartola.
 
O Coral Cidade de Uberaba iniciou suas atividades em 1992 e nos seus  primeiros sete anos foi regido por Rejane de Paiva. Já se apresentou, entre outros municípios, em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa, e em Ouro Preto, ambas em Minas. O Coral é aberto à participação. Os ensaios são às sextas-feiras, às 19h, no TEU.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar