ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Os corredores do Centro Administrativo estão abrigando exposição pelo Arquivo Público e Unidade de Atenção ao Idoso, com painéis e mascaras que retratam a história do carnaval de Uberaba. A mostra faz parte do Projeto “Na Hora do Almoço”, desenvolvido pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes), da Secretaria Municipal de Administração, durante o mês de fevereiro.
O carnaval de informações aborda a folia que acontece em Uberaba desde a década de 30. Quem nunca ouviu falar do Bloco Maria Giriza? Com painéis informativos e máscaras coloridas cedidas pelo Arquivo Público de Uberaba e pela UAI, os usuários do Centro Administrativo e os servidores poderão conhecer um pouco do espírito carnavalesco que foi construído em Uberaba, e que animavam as praças e ruas da cidade.
Conhecendo a tradição. O carnaval chegou ao Brasil influenciado pelas festas francesas que aconteciam em forma de desfiles urbanos, com máscaras e fantasias. Muitos personagens foram incorporados, como por exemplo, o Rei Momo, a Colombina e o pierrô.
Os primeiros blocos eram os famosos cortejos de automóveis decorados e que desfilavam pelas ruas das cidades, surgindo assim os carros alegóricos. Com o tempo foram introduzidas músicas que faziam o Carnaval mais animado, as “marchinhas”.
Com o tempo o Carnaval começou a ganhar um novo formato, e em São Paulo e Rio de Janeiro passaram a ter os primeiros campeonatos, com Ligas de Samba Organizadas para constatar qual era a mais bela e animada.
Por todo o país, a tradição do carnaval de rua permaneceu e em cada região ela apresenta aspectos culturais específicos, como por exemplo, no Nordeste, que conta com a participação de trios elétricos, embalados por músicas contagiantes, em especial o Axé.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h