ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Comitiva de gestores políticos africanos que está em Uberaba para participar do Seminário Brasil-Moçambique – Juntos Contra a Fome Através do Desenvolvimento Agropecuário visitou nesta quinta-feira a sede do Codau para a troca de informações na área de saneamento.
O grupo foi recebido pelo presidente do Codau, José Luiz Alves e o diretor de Desenvolvimento e Saneamento Antônio Almeida que explicaram como a autarquia está implementando seus diversos projetos para ampliar o sistema de abastecimento público e tratamento de esgotos.
Estiveram presentes no encontro os governadores da Província de Cabo Delgado e de Niassa, Eliseu Machava e Davide Marizane, respectivamente, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Moçambique, Sinfrônio Júnior, além de prefeitos de municípios de Moçambique e administradores municipais.
Entre os relatos dos prefeitos presentes, está a dificuldade financeira e técnica para captar e distribuir água para as vilas e cidades moçambicanas, o processo de tarifação, a criação de política nacional de saneamento e a gestão do sistema em termos globais. A comitiva foi convidada por José Luiz para conhecer as unidades do Codau, desde a captação de água no rio Uberaba, até o tratamento de água e esgoto implantados no município.
A reunião foi encerrada com a solicitação de cooperação técnica entre a Prefeitura de Uberaba, através do Codau e a províncias de Cabo Delgado e Niassa para a realização de estudos e alternativas técnicas que possam embasar projetos de captação e recursos internacionais, destinados a suprir as necessidades de saneamento dos municípios de Moçambique. José Luiz assegurou que o Codau está pronto para trabalhar a efetivação desta cooperação.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000