ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, assinaram nesta terça-feira, dia 19, o contrato de R$ 13 milhões para a implantação do sistema de automação dos processos operacionais da autarquia. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento 1 (PAC) – Programa Saneamento para Todos, com 10 % contrapartida do Codau. A empresa vencedora da licitação é a NWM Automação e Sistemas de Curitiba/PR.
O escopo do contrato visa a automatizar os processos de captação de água no rio Uberaba e da distribuição de água nos 10 Centros de Reservação do Codau. Os objetivos a serem alcançados são a otimização dos processos envolvidos nestas áreas e a melhoria da qualidade da água distribuída.
Na estação de Captação serão implantados processos de medição de nível do rio Uberaba, acima e abaixo da barragem de captação. Serão instados ainda equipamentos para o uso racional de energia, por meio de painéis de controle elétricos que promoverão a redução do consumo de energia e, por consequência, garantirão o aumento da vida útil dos equipamentos. É na estação de recalque no rio Uberaba onde se concentra o maior consumo de energia do Codau por conta dos sete conjuntos de moto-bomba de 500 cv que realizam a adução da água bruta do rio Uberaba para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
Nos 10 Centros de Reservação (CR) serão instalados medidores de parâmetros de qualidade para verificar os níveis de cloro, flúor, Ph, turbidez e cor da água que será distribuída para a população. Ocorrerá também o controle no sistema de reservação com indicadores de nível dos reservatórios, vazão e pressão da água na rede. Todas as manobras dentro do CRs serão realizadas automaticamente, eliminado interferências externas e sendo assim o sistema garantirá operações estritamente corretas.
As informações de cada operação serão instantâneas e controladas por telemetria, via ondas de rádios e as informações das várias operações nas unidades distintas estarão ligadas à um Centro de Controle e Operações (CCO) a ser instalado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA).
Os operadores locados nos Centros de Reservação e na Estação de Captação terão tarefas de analisar os dados disponibilizados e efetuar as medidas de correção e uma equipe ficará no controle de todas as operações.
Após a assinatura do contrato a empresa vencedora da licitação terá um prazo de três meses para desenvolver o projeto executivo e outros nove meses para efetuar sua implantação. O contrato prevê também 90 dias de operação assistida e mesmo antes deste prazo, ao longo da implantação da automação, os treinamentos serão sistemáticos, assim que cada etapa for finalizada.
O prefeito Anderson Adauto ressaltou que na prática a população vai sentir os efeitos desta automação com uma prestação de serviços mais ágil, mais eficiente e com maior qualidade da água ofertada. Por ocorrer maior controle de pressão, as possibilidades de intercorrências diminuem nas tubulações, portanto, reduzindo quebras de redes e manutenções.
José Luiz Alves completou afirmando que o Codau enfim, ‘dará um salto de modernidade, adotando uma tecnologia de ponta, deixando para traz a operação do sistema manual e arcaica para alcançar o mesmo nível das empresas mais modernas de saneamento do país’.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h