ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da CNM (Confederação Nacional de Municípios), está promovendo uma série de seminários de coordenação para gestores do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), de julho a setembro, em 32 cidades brasileiras, das quais, apenas duas de Minas Gerais: Uberaba e Montes Claros.
Nesta terça-feira, 16, o prefeito de Uberaba e presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Paulo Piau, e o secretário Executivo da entidade, Toninho Oliveira, recepcionaram, no Gabinete do Executivo, representantes de órgãos e entidades que compõem a cadeia produtiva do agronegócio local e regional. Ao abrir a reunião, Paulo Piau agradeceu o atendimento e apoio dos presentes e destacou a iniciativa como de real importância, por exemplo, para o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como para o melhor desempenho dos micro e pequenos empresários rurais.
Em Uberaba, sob a coordenação da Amvale, o evento será realizado no próximo dia 30, a partir das 08h30, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica. Toninho Oliveira disse que estão sendo mobilizados formadores de opinião, sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e demais órgãos e entidades que atuam no setor agropecuário, como forma de levar a regulamentação vigente a todos os produtores da região.
Representando a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), o diretor Frederico Diamantino disse que o Seminário proporcionará a abertura de fronteiras municipais e estaduais e, até mesmo, nacionais, permitindo aos produtores a conquista de novos mercados, num sistema “muito mais reduzido e sem burocracias”.
Hony Adolfo Hein, coordenador Regional do IMA, também qualificou como “muito importante” para a região sediar um evento dessa envergadura, uma vez que existem modificações recentes na legislação que facilitam o produtor produzir com qualidade.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, citou que o Seminário trará novas tecnologias e novos modelos de produção para que o pequeno e micro produtor possa, através da industrialização, agregar valor à produção, também nas pequenas propriedades rurais.
Dentro do Suasa existem vários subsistemas, entre eles o Sisbi-Poa, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a procedência e a segurança alimentar. Estados e municípios incluídos nesse sistema – e consequentemente no Suasa – têm os seus serviços de inspeção equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e podem comercializar os seus produtos em todo o país.
O ingresso no Suasa é voluntário e pode ser solicitado nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Atualmente, quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), sete serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, São Pedro do Butiá/RS e Uberlândia/MG) e um consórcio de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC) já aderiram ao Sistema. Em processo de adesão encontram-se 14 estados (ES, SP, SC, GO, TO, MT, MS, AC, RN, PB, PE, PA,CE, AM) e o Distrito Federal, 60 municípios e mais cinco consórcios municipais.
Também participaram da reunião Reinaldo César Ribeiro (Copervale); Valdair Landim e Giovane Tonelli (Secretaria Municipal de Agricultura); Hélio Martins de Oliveira (Sindicato Rural de Uberaba), Sebastião Severino, representando o deputado estadual Adelmo Carneiro (PT), e as consultoras Gleicemar Barcelos e Lúcia França (Amvale).
Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000