ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Apresentado na tarde da última segunda-feira (14), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, os nomes dos representantes da sociedade que vão compor o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Uberaba. O conselho é formado por 21 membros que são representantes de entidades classistas, sindicatos patronais e de trabalhadores, além de representantes dos governos municipal, estadual e federal.
O conselho tem como objetivo acompanhar e avaliar a Política Municipal de Emprego, propondo medidas que julgar necessário para o desenvolvimento de seus princípios e diretrizes. Além disso, elaborar e apreciar projetos de geração de trabalho, emprego e renda e de qualificação profissional, como também propor programas e medidas que incentivem o associativismo e a auto-organização como forma de enfrentar o impacto do desemprego nas áreas urbana e rural do município.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, a criação deste conselho é de suma importância como também sua integração com a administração visto o crescente desenvolvimento que o município de Uberaba vem passando com a implantação de novas empresas. “Estamos atendendo a reivindicação dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação, através de um acordo de cooperação das pastas, com vistas à inclusão do MTE como Demandante do Pronatec, com prazo previsto para pactuação de vagas até o final deste mês”, disse José Renato.
Ele lembrou ainda que o município de Uberaba deve encaminhar previamente um planejamento de metas por ocupação, conforme perfil do município baseado nos registros da RAIS e do CAGED, bem como planilha disponibilizada pelo MTE, constando informações recentes do SINE sobre vagas de emprego disponibilizadas e não preenchidas.
O conselheiro e presidente da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Uberaba), Manoel Rodrigues Neto, disse que existe uma demanda e que não está sendo suprida. Ele pontuou como fator essencial uma comunicação que use bem a linguagem dos jovens com o intuito de despertar o interesse dos mesmos, pois existe uma possibilidade de migração nas atividades e deve existir uma política que perceba isso para que todas as demandas sejam supridas.
Após discussão entre os conselheiros ficou definido que a administração municipal vai pleitear junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, através do Pronatec, os seguintes cursos: Servente de obras, operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas de construção civil e mineração, trabalhador volante na agricultura, eletricista de manutenção eletroeletrônica, mecânico de auto em geral, montador mecânico (máquinas industriais), soldador, caldeireiro, cozinheiro industrial, trabalhador agropecuário em geral e pedreiro.
A próxima reunião, para escolha do presidente do conselho e posse oficial dos conselheiros acontecerá no mês de novembro, em dia a ser definido.
Jorn. Kiko Marinelli
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000