WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/10/2021 - Governo Municipal apresenta projetos de infraestrutura ao Legislativo

Nesta quinta-feira (28), no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, o Governo Municipal apresentou oito projetos de infraestrutura e desenvolvimento a vereadores e assessores, com objetivo de esclarecer, previamente, os projetos, antes de serem encaminhados à Câmara Municipal para votação de financiamento junto ao Banco do Brasil.

Os projetos apresentados foram: Minidistrito Alfredo Freire; duplicação do acesso e revitalização de Peirópolis; infraestrutura dos Distritos Industriais II e IV; Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Uberaba – 2ª etapa; nova área da Associação Mineira de Equoterapia (AME); Aterro Sanitário; e por fim, o programa ‘Uberaba Juro Zero’. 

“O encontro foi importante para os vereadores terem a oportunidade de maior participação e dar sugestões de alteração nos projetos encaminhados. Esse é o principal objetivo e fico feliz pela presença expressiva de vereadores e assessores que puderam fazer perguntas pertinentes, tirar dúvidas, e acho que isso é uma forma de mostrar o trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo e, assim, os projetos serem tramitados com maior celeridade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, que capitaneou o encontro.

Presente também a secretária de Governo, Indiara Ferreira; o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Carlos Roberto Lopes; o secretário adjunto da Sesurb, Pedro Henrique Arduini Guedes; o secretário de Planejamento, Carlos Alberto Delfino Pereira; o superintendente de Planejamento Urbano, Luiz Mário Molinar Neto; a secretária de Comunicação, Celi Camargo; a secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa de Souza; a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; e a superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Eli Foscarini.

Os vereadores presentes foram Fernando Mendes, líder do governo; Lu Fachinelli, Alessandra do Abrigo dos Anjos, Anderson Dois Irmãos, Baltazar da Farmácia, Caio Godoi, Celso Neto, Elias Divino da Silva, Professor Wander, Rochelle Gutierrez e representante dos demais vereadores.

O projeto do Minidistrito do Alfredo Freire já tem recurso aprovado no Legislativo e teve o projeto apresentado. Contará com 77 lotes de 500 m², campo de futebol, academia ao ar livre, área verde, infraestrutura de água, esgoto, asfalto, acessibilidade. Estimativa de financiamento de 5 milhões de reais pelo BDMG. De acordo com Rui Ramos, 25 empresas estão interessadas no Minidistrito, que tem foco para empresas de pequeno e médio porte e de baixo risco.

Os demais projetos juntos somam cerca de 28 milhões de reais. Como o projeto de infraestrutura, da duplicação de acesso a Peirópolis, da rodovia 262 até a entrada do bairro rural, com calçamento, ciclovia; e a revitalização do entorno da Casa do Turista que contará com 5 mil m² para estacionamento, calçamento, sanitários, área de descanso, parque infantil e posto para Polícia Militar.  

Para os Distritos Industriais II e IV, o projeto apresentado é para implantação de toda infraestrutura, como asfaltamento de ruas, saneamento, iluminação e calçamento.

A segunda etapa da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Uberaba o projeto é também para implantação de infraestrutura urbana. Sobre a nova área da Associação Mineira de Equoterapia (AME), o projeto apresentado mostrou a estrutura da nova sede. Quanto ao Aterro Sanitário foi explicada a necessidade de finalização da impermeabilização da 4ª célula do aterro e assim, além de ampliar a capacidade, evitar questões ambientais.

O programa ‘Uberaba Juro Zero’ é iniciativa dentro do Plano de Retomada Econômica que concederá subvenção econômica para o pagamento de juros remuneratórios, relativo a empréstimos e financiamentos para microempreendedores individuais e microempresas, via Banco do Brasil. Terá como limite de até 15 mil reais para microempreendedor individual e 20 mil para microempresa. 

O secretário Rui Ramos explicou que apresenta o projeto, para ser executado a partir de janeiro de 2022 por conta da dotação orçamentária.

Ramos finalizou alertando sobre os 22 projetos de incentivos a empresas que serão encaminhados à Câmara para votação, o que representa o trabalho do Governo Municipal para a retomada da economia. “O Plano de Retomada Econômica é amplo. São várias ações, envolvendo diversas secretarias e tudo isso para trazer emprego e renda para Uberaba”.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar