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Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

05/11/2013 - Ainda há vagas para os cursos gratuitos sobre compras governamentais

A prefeitura de Uberaba gasta por ano mais de R$ 200 milhões em compras por licitações e quase 70% desse dinheiro é pago a empresas de fora da cidade que acabam vencendo a concorrência.  As empresas da cidade, muitas das vezes, não participam das licitações por falta de informação ou acabam não podendo participar por falta de enquadramento ou cadastro. Pensando nessa deficiência do mercado local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo um curso gratuito de Compras Governamentais e funcionamento de licitação, no intuito de fazer com que as empresas locais aproveitem para vender para a prefeitura e assim crescer com a cidade.

O curso será nos dias 11 e 12 de novembro e será realizado no Mezanino da Caixa Econômica Federal no Centro Administrativo. Ao todo, terá duração de 16 horas e será ministrado por um professor do SEBRAE Nacional que irá explicar todo o processo de como participar dos diversos tipos de licitações da prefeitura e de qualquer órgão governamental do Brasil. Serão distribuídas cartilhas explicativas de como vender para a prefeitura. “A partir do momento que as empresas conhecem o processo para entrar nas licitações municipais elas automaticamente já sabem o caminho para concorrer às licitações estaduais e federais”, destaca a assessora de Comércio Exterior da Prefeitura, Anne Roy.

Anne destaca que, além da prefeitura existem em Uberaba a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e diversas outras empresas que para comprar precisam desse cadastramento e precisam de empresas que possam se enquadrar nesse tipo de processo. “É importante que as micro e pequenas empresas de Uberaba participem e se cadastrarem para que a Prefeitura possa comprar de empresas locais e fortalecer o desenvolvimento da região ao invés de pagar para empresas de outros estados como vem acontecendo”, afirma Anne.

As inscrições para o curso devem ser encaminhadas pelo e-mail comex@uberaba.mg.gov.br, com o nome do participante e o CPF. A recomendação da SEDEC é de que participe pelo menos duas pessoas de cada empresa.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

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