ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o SEBRAE, realizou nesta terça e quarta-feira o curso de compras governamentais para os servidores da prefeitura. Participaram da capacitação, ministrada pelo consultor do Sebrae, José Bento de Oliveira Neto, cerca de 30 servidores da PMU e de autarquias responsáveis por compras do governo.
“A intenção do curso é que todos os envolvidos no processo de compras aprendam a melhorar e agilizar as licitações. Também esperamos que eles fomentem a contribuição das micro e pequenas empresas do município nas compras da prefeitura, uma vez que eles têm um tratamento privilegiado assegurados pela Lei Geral Municipal 10.926/2010”, explica a assessora do Centro Avançado de Negócios, Anne Roy Nóbrega.
O consultor do SEBRAE, José Bento de Oliveira Neto explica que o curso trata da importância das micro e pequenas empresas participarem das compras governamentais no município. “É válido destacar o impacto gerado pela participação do micro empreendedor nas compras do município uma vez que, quanto mais a prefeitura compra do micro empresário, mais ela esta incentivando a economia local”, afirma José Bento.
Durante o curso o consultor do Sebrae detalhou aspectos da Lei Geral e explicou como o município pode incentivar o micro empresário para participar das licitações no intuito de dinamizar a economia local. “O que a prefeitura está fazendo é um ponto chave, levar essa capacitação para o servidor é de extrema importância, uma vez que quanto mais o servidor está atualizado e antenado com o que vem sendo realizado, melhor ele desenvolve sua função prestando um serviço de qualidade para a administração pública”, justifica José Bento.
O diretor do Departamento de Aquisições e Suprimentos, Vitor Hugo de Castro, afirma que o curso foi muito produtivo. “Agora temos uma visão mais abrangente. O trabalho da licitação é importante não só para que possamos adquirir a melhor proposta para o município, como também é um trabalho que influência no desenvolvimento econômico da cidade. Também recebemos dicas do que podemos fazer, na licitação, que atuará no desenvolvimento do comércio local e até mesmo regional”, destaca Vitor Hugo.
Essa é a 4ª etapa do Programa “Venha Vender e Crescer com Uberaba”, que visa atrair o empreendedor de pequeno e médio porte para comercializar com o município uma vez que, o município gasta por ano mais de R$ 200 milhões em compras por licitações e quase 70% desse valor é pago a empresas de fora da cidade que acabam vencendo a concorrência.
Jorn. Natália Melo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h