ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) se prepara para lançar em fevereiro o projeto de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). Trata-se de um trabalho de inseminação para promover o melhoramento genético no rebanho dos pequenos produtores. De acordo com o secretário da pasta, Danilo Siqueira, os zootecnistas da secretaria irão a campo eleger alguns produtores de matrizes de gado, dando assistência técnica.
A Girolando e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Assogir) são parceiras e doarão o sêmen. Já a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) cederá um estagiário para fazer a inseminação e um veterinário para fazer o toque nas vacas. “Os produtores vão entrar apenas com o hormônio, que não é caro”, destacou.
Siqueira ressaltou que várias entidades, como a ABCZ e a própria Girolando, já promovem essa inseminação e que é muito importante a Secretaria de Agricultura também inserir o agricultor familiar nesse contexto. “Às vezes, os grandes produtores tem tecnologia, conhecimento e recurso financeiro para poder melhorar geneticamente seu gado e com isso, ele aumenta a produção e a produtividade, e consequentemente a renda da sua atividade. No caso do micro e pequeno produtor ou agricultor familiar, ele pode ter até conhecimento, mas às vezes não tem o recurso. Ou às vezes ele consegue o recurso, mas não tem o conhecimento. Então nós queremos juntar os recursos oriundos dos parceiros que estão nos doando e mais o conhecimento dos nossos técnicos, transmitindo para o pequeno produtor, mesmo que ele tenha dois animais na sua propriedade, promovendo o melhoramento”, enfatizou.
Marcela Matarim
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000