ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Sebastião Santos
A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba deu início nesta segunda-feira, dia 27, ao treinamento para o restauro e a digitalização dos jornais que fazem parte do acervo do Arquivo Público. Participaram do treinamento 12 pessoas, dentre funcionários do arquivo, técnicos do Arquivo Público Mineiro, coordenador do projeto e cinco alunos do curso de História e Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Esses alunos integram o projeto como bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG. O treinamento foi ministrado pelo técnico da multinacional Scan, Maximilian Adelmann.
O treinamento faz parte do “Projeto Hemeroteca Digital” que está sendo implantado em Uberaba em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e Arquivo Público Mineiro e tem como coordenador o historiador Bruno Silva Martins. Esse Projeto visa à criação dos laboratórios de digitalização e restauração de documentos para digitalizar todo acervo dos jornais e documentação.
“O projeto de digitalização será realizado pelo período de um ano. A intenção é que no futuro possamos oferecer cursos aos funcionários dos arquivos públicos da região para nortear os conhecimentos técnicos da nossa área. Uberaba está se tornando um pólo regional de documentação e irá trabalhar em prol dos Arquivos Públicos da região”, explica a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova.
Projeto Hemeroteca Digital
O projeto da Hemeroteca visa inicialmente digitalizar os jornais da cidade como Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, Lavoura e Comércio e Gazeta de Uberaba. Posteriormente o trabalho será estendido a todo o acervo do Arquivo Público, como atas da Câmara Municipal, documentos do cartório e os arquivos antigos como a Carta da Sesmaria de 1989.
Marta Zednik explica que para a realização do projeto, a instituição recebeu seis computadores e dois scanners. “Para digitalizar os jornais recebemos um scanner de alta resolução, inclusive existindo em todo o território brasileiro apenas outros 10 equipamentos igual a ele. Recebemos ainda outro scanner para documentos menores. Iguais a este existem cerca de 40 equipamentos no país”, afirma.
O projeto ainda prevê a climatização da instituição visando à preservação documental do município. “Foi uma grande conquista, um fato inédito nos 28 anos de existência da Superintendência do Arquivo Público. É um grande avanço no que se refere à modernização dos equipamentos, treinamento de servidores e conhecimentos técnicos que conduz ao desenvolvimento da instituição arquivista de Uberaba, em consonância com o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ” ressalta Marta.
Jorn. Natália Melo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h