ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Domingo na Concha apresenta Túlio Araújo e Pó de Café Quarteto com Rubinho Antunes, dentro do Festival Cerrado Jazz
Uberaba está realizando a segunda edição do Festival Cerrado Jazz, um projeto que vem desempenhar papel fundamental no intercâmbio entre músicos nacionais e internacionais, além de difundir os trabalhos destes artistas na região do Triângulo Mineiro. A Fundação Cultural de Uberaba é uma das parceiras do evento.
A realização de um festival internacional de jazz e música instrumental vem ao encontro à demanda de grupos musicais e artísticos no sentido de oportunizar o fomento musical e a expressão de novos talentos.
Nesta quarta-feira, 30, Dia Internacional do Jazz, a Fundação Cultural realiza o show em comemoração dedicada ao gênero, na Concha Acústica, a partir das 19h30, integrando a programação do Festival.
No palco da Concha Acústica, às 19h30, a Fundação Cultural apresenta o show Confluências, com Pedro Amui e Carlos Valeriano. Às 20h30, será a vez do guitarrista, violonista, produtor musical, compositor, arranjador e cantor Victor Biglione Trio se apresentar.
Já o projeto Domingo na Concha apresenta Túlio Araújo às 11h e Pó de Café Quarteto com Rubinho Antunes, dentro do Festival Cerrado Jazz, na Praça Concha Acústica, das 11h às 14h.
O pandeirista Túlio Araújo é um músico que impressiona. Um homem alto que ocupa todo o palco, não pelo tamanho físico, mas pelo tamanho que sua alma ganha quando está sob os holofotes. A música que ele apresenta é muito sofisticada, bonita e arrebatadora.
Túlio apresenta o pandeiro de uma forma bem diferente da que todos os brasileiros conhecem, tocando jazz. Sua inspiração mais forte para usar no jazz, o instrumento árabe, que foi adotado com tanto carinho e legitimidade pelo brasileiro ao tocar o samba, é o artista norte-americano Scott Feiner.
Já o grupo Pó de Café Quarteto é de Ribeirão Preto e se apresentará com o trompetista Rubinho Antunes, brasileiro radicado em Paris. No repertório, composições inéditas que transitam entre o samba, jazz, baião, baladas e outras fusões. Com Rubinho Antunes (trompete), Marcelo Toledo (saxofone), Murilo Barbosa (piano), Bruno Barbosa (contrabaixo), Duda Lazarini (bateria).
O Festival – O Festival Cerrado Jazz, que se iniciou em 2010 como Mostra de Jazz e Musica Instrumental (até 2012 – com 3 edições) entra neste ano de 2014 como Festival, em sua 2ª edição, com um grande número de atrações de expressão do jazz e da música instrumental do cenário nacional.
Como mostra teve a participação efetiva de vários músicos da região e contou com a participação do grande baixista Arthur Maia. Na primeira edição como Festival, em 2013, o Cerrado Jazz teve a participação dos músicos italianos: Massimo Minard, Tulio Ricci, Alessio Pacífico e Davide Logiri e dos músicos brasileiros Robertinho Silva, Carlos Valeriano, Ricardo Moraes, Pedro Amui, Elias Júnior, Edson Júnior, Edmar Pereira, Bud Garcia, Martina Marana, Eduardo Caceres (Uruguaio), Eduardo Machado e outros.
Para a 2ª edição estão previstos 14 concertos em duas semanas de muita música e troca de experiência entre os músicos. Trazendo para Uberaba e região um intercâmbio musical sem precedentes, com expectativa de atingir um público de 8 mil pessoas. A Fundação Cultural tem ainda neste mês vários eventos ligados ao Festival do Cerrado Jazz.
Jorn. Maria das Graças Salvador
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000